ÃO DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Páginas: 15 (3526 palavras) Publicado: 21 de abril de 2014
GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUA APLICABILIDADE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
Christiane Ramalho dos Santos
Especialista em Gestão e Orientação Educacional – Unicaaps
Prof Mc. André Caixeta – Orientador

RESUMO
Este artigo analisa a aplicabilidade dos modelos de gestão na Instituição Escolar. Esta construção tornou-se necessária, pois a sociedade ansiava por essa transformação. A implementação desteprocesso ocorre de forma lenta, o que é comum em grandes transformações. Conjuntamente com os sujeitos envolvidos, a instituição caminha com o objetivo de articular teoria e prática. Torna-se importante analisar as questões fundamentais e os novos desafios afetos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Muitosdesses desafios já se acham reconhecidos conceitualmente embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade escolar.
Palavras- Chave: Aplicabilidade, Caminhos, Discussões, Democratização, Desafios.

INTRODUÇÃO

A instituição escolar representa hoje um espaço aberto,multidimensional, multidisciplinar e dialógico. Nesse contexto, surge a necessidade de buscar aprimorar através de reflexões sistemáticas o conteúdo de cunho institucional, tais como: quem são os atores deste processo; quais são as exigências para a atuação neste novo empreendimento; como se forma a equipe gestora; qual o papel sistematizado de cada um; como a teoria e a prática se entrecruzam;condições reais na busca da implementação: propósitos definidos para ampliar e aprimorar a gestão democrática.
Procura-se o ambiente plural e solidamente construído e constituído para inovar e renovar essa relação multifocal, o que requer a articulação dinâmica dos profissionais da equipe gestora.
Desta forma, havendo uma inovação que vai além do simples trocar de nomes para uma relação de produçãomais dinâmica e empreendedora, torna-se necessário buscar na literatura especializada as orientações necessárias para acrescentar subsídios a esta nova prática de gestão escolar.

CONTEXTO HISTÓRICO

O atual cenário educacional sofreu, nas décadas de 80 e 90, grandes transformações em se tratando de economia, cultura e desenvolvimento social. As mudanças ocorreram rapidamente devido afacilidade de acesso a tecnologia e aos meios de comunicação. Este processo provocou uma enorme demanda nas relações interpessoais, o que fez com que as mudanças se construíssem de forma acelerada e silenciosa.
Com o passar do tempo, o aumento demográfico, a alta concentração urbana, o êxodo rural causam uma grande revolução na cultura do saber; é necessário atender a esta demanda que clama poraquisição de um aprendizado mais consistente. A crítica ao ensino/aprendizagem mecânico e baseado no “decoreba” não encontra mais alicerce na superficialidade. Mais pessoas precisam ter acesso à cultura letrada e outras ambições que acarretam o direito a uma escola que abriga mais indivíduos, muito mais. Assim, encontra-se em meio a esse turbilhão de acontecimentos simultâneos a urgência de se criar algoque corresponda ao anseio da população.
Desta forma, surge a Gestão Democrática, que tem por base a Constituição Federal de 1988, artigo 206 no § VI, ou seja, trata-se da implantação na forma da lei. Os estudos apontam que a democracia no âmbito da gestão escolar é apresentada como conquista das forças sociais, marcada pelo contexto de movimento e protestos pelo fim da Ditadura Militar de 1964 eabertura da política do Brasil nos anos 80 do século XX.
A escola precisava de alguém para administrá-la, sendo esse, o primeiro passo para fazer esta organização funcionar como um ambiente adequado para ensinar, lembrando que ensinar, nesta época, não era exatamente o que se construiu ao longo da história da educação.
Veio da Constituição Federal de 1988 (art. 206, incisos de l a VII), a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • instituição familiar e instituição escolar
  • instituição escolar
  • instituiçao escolar
  • Instituição escolar
  • Instituição Escolar
  • Análise de uma instituição escolar
  • A instituição escolar contribuindo para a sociedade
  • o papel do psicopedagogo na instituição escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!