Ásia

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Ásia (principais países) - resumo, dicas e questões comentadas
29/09/2010 17h34
A Ásia é o maior continente da Terra. Além disso, ela possui as montanhas mais altas (na cordilheira do Himalaia), as grandes planícies fluviais (como a do rio Ganges, na Índia, e a do Yang-Tsé, na China), o país com a maior área (Rússia) e os países mais populosos (China e Índia), além de grandes potênciaseconômicas (Japão e China).

Rússia
Durante o século 20 foi grande potência militar, econômica e política, mas perdeu importância após o final da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Hoje, o país ressurge como importante personagem mundial. Exportadora de gás natural e de petróleo, a Rússia é vital, por exemplo, para o abastecimento energético da Europa - e tem usado esse status comoferramenta de atuação geopolítica.

Também chama atenção o rearmamento e atuação militar da Rússia para manter sob sua influência os países do antigo bloco soviético. Exemplo disso é a guerra contra a Geórgia (agosto de 2008) e a oposição à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O país conta ainda com vasta gama de recursos minerais e produtos agrícolas, além degrande diversidade industrial, que herdou da época soviética e que inclui de indústrias aeroespaciais às de base.

República Popular da China
Tem a maior população do mundo - mais de 1,3 bilhão de habitantes - e não deve ser confundida com a República da China (Taiwan). Comandada pelo Partido Comunista da China desde 1949, é politicamente comunista e economicamente capitalista (ainda que aeconomia de mercado apareça apenas em algumas partes de seu território, chamadas Zonas Econômicas Especiais, as ZEEs).

Terceira maior economia do mundo, apresentou altíssimo crescimento econômico na última década. Mesmo assim, a China apresenta grandes problemas, como falta de respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos, crescente desigualdade social entre campo e cidade e gruposseparatistas (tibetanos e uigures, por exemplo). Outro problema é o envelhecimento acentuado da população, provocado pela política do filho único, que gera pequeno crescimento vegetativo e, portanto, envelhece a população.

Japão
Devastado pela Segunda Guerra Mundial, reergueu-se rapidamente com o auxílio fornecido pelos EUA com o Plano Colombo. Em pouco tempo, tornou-se importante produtor eexportador de tecnologias de ponta, de produtos eletrônicos e informáticos. Além disso, desenvolveu forte indústria automobilística e química, escoando a produção com uma rede de transportes eficiente e moderna, que cobre todo o país.

Sua pequena área territorial o obriga a importar muita matéria-prima e alimentos (os principais fornecedores são China, EUA e Austrália). O Japão integra o G8, detémgigantes empresas multinacionais (caso de Mitsubishi e Toyota), a maior bolsa de valores e a maior região metropolitana do mundo (a de Tóquio), constituindo-se importante centro financeiro.

Junto com a Coreia do Sul, o Japão é um dos países mais preocupados com a pesquisa nuclear e com a ambição norte-coreana de possuir mísseis nucleares de longo alcance.

Fique atento!
Coreia do Norte: umdos países mais fechados do mundo, controlado por uma ditadura que cerceia liberdade de expressão, não permite a entrada da mídia internacional e censura a própria imprensa nacional. Sua insistência em desenvolver mísseis-balísticos e tecnologia nuclear para fins bélicos causam apreensão e instabilidade na região.

É um país extremamente pobre por conta do boicote internacional que sofre, dapobreza de seu território e da incapacidade de seu governo, que faz gastos exacerbados com o programa militar e não provê condições mínimas à população. Doações internacionais (da China e da Coréia do Sul principalmente) ajudam a combater a fome no país. Mas esse auxílio muitas vezes é cortado com o propósito de pressionar a Coreia do Norte a abandonar o programa nuclear e reingressar no Tratado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Asia
  • Ásia
  • asia
  • asia
  • ÁSIA
  • A Ásia
  • Asia
  • asia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!