Ásia, europa e áfrica : golpes e intervenções dos eua e urss (1945 a 1991)

Páginas: 33 (8107 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2012
Ásia, Europa e África :
Golpes e Intervenções dos EUA e URSS (1945 a 1991)




























Sumário :
Introdução

Ásia: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 a 1991
-Coréia
-Vietnã
-Palestina
-Índia
-Camboja
-Paquistão

África: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 à 1991
-Egito
-Uganda
-Afeganistão
-Líbia
-Marrocos-África do Sul

Europa: Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 a 1991
-Muro de Berlim
-Iugoslávia
-Grécia
-Portugal
-Espanha
-Irlanda

Conclusão



Introdução

Ordem internacional bipolar.
Fim da tradicional multipolaridade na ordem internacional e estabelecimento da bipolaridade, com dois centros principais de poder global – EUA e URSS. A nova ordem internacional foiconseqüência dos efeitos geopolíticos e econômicos da Segunda Guerra Mundial: o declínio do poder militar global da Europa Ocidental e do Japão e a transformação dos EUA e da URSS em “superpotências” com um poder muito acima dos demais países.
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
Organismo internacional que substituiu a antiga Liga das Nações. Sediada em Nova York, a ONU foi criada pelaConferência de São Francisco (abril-junho 1945) com a finalidade de defender a paz mundial, os direitos humanos, a igualdade de direitos para todos os povos e a melhoria do nível de vida em todo o mundo. Os principais níveis de deliberação da ONU são a Assembléia Geral reunindo todos os países membros, com decisões tomadas por maioria de 2/3, e o Conselho de Segurança composto por 15 membros, sendo 5permanentes (EUA, URSS/Rússia, GB, França e China), com poder de veto, e 10 rotativos.
Expansão do socialismo no mundo.
Isso ocorreu em dois sentidos. Primeiro, com a instalação de regimes socialistas na Europa Oriental, China, Coréia do Norte, Vietnã, Cuba e outras partes do Terceiro Mundo em decorrência da expansão militar soviética no final da Segunda Guerra Mundial (ocupação militar do lesteeuropeu e imposição de governos comunistas na região) e de revoluções comunistas em áreas coloniais ou neocoloniais. Segundo, com o crescimento dos partidos comunistas e da influência das idéias marxistas nos países capitalistas, principalmente nos sindicatos e outras organizações de trabalhadores, entre os intelectuais e no movimento estudantil.
Divisão do mundo em dois grandes blocos com sistemaseconômico-sociais distintos.
O bloco capitalista (economia de mercado, propriedade privada, individualismo, predomínio da livre iniciativa) sob hegemonia dos EUA e o bloco socialista (economia estatizada e planificada, ausência de propriedade privada, coletivismo) sob hegemonia da URSS. Essas hegemonias não ficaram livres de contestação. No bloco capitalista, por exemplo, a França (presidenteCharles de Gaulle) passou a questionar a liderança americana e defendeu a união da Europa e sua transformação em uma Terceira Força entre as aspirações hegemônicas das duas superpotências. No bloco socialista, a Iugoslávia (Tito) e, sobretudo, a China (Maozedong) também desafiaram a supremacia soviética.
A Guerra Fria.
Foi o confronto político-estratégico e ideológico entre os EUA e a URSS pelasupremacia mundial. A disputa caracterizou-se pela ausência de uma guerra direta entre as duas superpotências em razão do equilíbrio do poder nuclear e do temor da destruição mútua (“Terror nuclear”). Mas ambas entraram em confrontos indiretos por meio do envolvimento nos conflitos locais, intervenções militares nas respectivas áreas de influência e apoio militar aos países aliados em guerrasregionais.








Ásia:
Golpes e intervenções dos EUA e URSS de 1945 a 1991








Coréia:
Na Conferência de Yalta (1945), norte-americanos e soviéticos decidiram pela divisão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eua e urss
  • Europa e Asia
  • Europa/Ásia
  • Africa e Asia
  • Asia e africa
  • Asia e africa
  • africa e asia
  • África e Ásia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!