Árvore da decisão

Páginas: 7 (1738 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
ANÁLISE DAS DECISÕES NA INCERTEZA, APLICADA ÀS EMPRESAS: UM EXEMPLO DE APLICAÇÃO EM MARKETING.

Antonio Scorciapino*
*Mestre pela FEA-USP, professor da USJT. Atuou como executivo em empresas transnacionais. Consultor empresarial.

Palavras-chave: Árvore de decisão, teoria bayesiana e teoria da decisão.Resumo: Este trabalho procura mostrar, por meio de um exemplo na área mercadológica, como um executivo pode minimizar os riscos de uma tomada de decisão, através de um modelo envolvendo métodos quantitativos e aplicando a teoria bayesiana com o uso da árvore de decisão.

Abstract: The main goal of this work is to show, using an example in marketing, how an executive can minimaze risks oftaking a decision based in a model of quantitative methods through Bayes theory and using a decision tree.

Introdução

Freqüentemente, nas empresas, somos obrigados a tomar decisões em cenários em que a certeza não faz parte do cotidiano.
O risco e a incerteza fazem parte do dia-a-dia do executivo da empresa moderna, quer em decisões mercadológicas, de investimentos ou em outras mais.

Sãocomuns os exemplos de empresas que tomam decisões de expansão sem analisar detalhadamente os riscos e as incertezas que podem acarretar. O resultado normalmente é o endividamento, e a conseqüência mais grave é a concordata.
É conveniente, então, analisar as informações por meio da teoria da decisão, que nos auxiliarão na escolha da melhor alternativa.

Uma definição simples, envolvendo osconceitos de risco e incerteza, é dada por Solomon & Pringle: “Risco é o grau de incerteza a respeito de um evento.”

Quando a distribuição de probabilidades dos dados é conhecida, pode-se, por meio de modelos probabilísticos, analisar os valores sob condições de risco.
Se pouco ou quase nada se sabe sobre esses valores, a análise é feita em condições de incerteza.
O nível de incerteza de umevento, isto é, seu risco, está estritamente relacionado com a probabilidade de esse evento ocorrer.

Em toda decisão empresarial há riscos. As variáveis são muitas, e os resultados normalmente são projetados para o futuro.
Os riscos chamados internos (fontes endógenas de risco), tais como investimentos e custos em geral, entre outros, são geralmente mais fáceis de controlar.
Quanto aos riscosexternos (fontes exógenas), tais como cenário econômico, economia do setor, mudanças tecnológicas, preferências dos consumidores entre outros, são mais difíceis de controlar.

Um modelo muito usado na tomada de decisões sob incerteza é a teoria de Bayes.
No exemplo mostrado neste trabalho será utilizado o modelo bayesiano para definir qual a melhor estratégia para o lançamento de um novo produto. Éclaro que essa aplicação é muito mais ampla que o exemplo aqui mostrado, porém, por meio dele, o executivo terá um modelo de aplicação em outras áreas da empresa.

Freqüentemente o executivo deve decidir contando apenas com informações baseadas em juízo pessoal ou contando com dados já conhecidos do passado. A análise com esse tipo de informação é conhecida, na teoria bayesiana, como “análise apriori”.

As informações ”a priori” podem ser revistas, e novas informações, recentes e mais atualizadas, podem ser adicionadas às mesmas. Uma nova análise com essas informações é conhecida como “análise a posteriori”.

Um exemplo de aplicação.

Uma empresa estuda a conveniência de ampliar sua participação no mercado por meio do lançamento de um novo produto.
Para fabricar esse novoproduto, a empresa tem as alternativas de usar tecnologia própria ou de adquirir a patente de uma entre duas tecnologias mais atualizadas. O valor de cada uma dessas novas tecnologias, bem como a contratação de uma equipe para trabalhar no lançamento desse novo produto, implica em custos adicionais de R$ 70.000,00 e R$ 240.000,00 por ano, respectivamente.

Em reunião para decidir sobre a aquisição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arvore de decisao
  • Arvore de decisão
  • Arvore de decisão
  • Árvore de decisão
  • Arvore de decisão
  • Exercícios sobre arvore de decisão
  • Aprendizado de Máquina
  • Exercício árvore de decisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!