Áreas de Vivência

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
UNIVERSIDADE TIRADENTES– UNIT
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL







JOEDSON NOVAES ANGELIM







RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO
NA BASE DE ÁREAS DE VIVÊNCIA-NR18












ARACAJU – SE
2014

JOEDSON NOVAES ANGELIM



RELATÓRIO DA AULA DE CAMPO
NA BASE DE ÁREAS DE VIVÊNCIA-NR18




Relatório apresentado à disciplina de Práticas na área de engenharia civil,do Curso de Engenharia Civil, ministrada pelo Professor. Daniel Brito Andrade como método de avaliação para a Medida de Eficiência.











ARACAJU – SE
2014







REFEITÓRIOS COM MESAS TIPO RANCHO:










As condições apresentadas na figura acabam gerando diversos problemas, conflitos na hora das refeições, o espaço restrito faz com que os trabalhadores sechoquem, é muito comum que a comida entorne sobre os que estão sentados no momento de circulação. O grande volume de madeira é responsável pela elevação do volume de resíduos. Contrariando a situação retratada podem ser destacados refeitórios mobiliados com mesas plásticas, conforme apresentado na próxima figura , essa escolha traz conseqüências muito positivas no canteiro de obras, tanto no que serefere à satisfação dos trabalhadores, com área mais humanizada, como também em relação à higiene e conforto.







REFEITÓRIOS COM MESAS PLÁSTICAS:












O medo inicial de alguns gestores de que as mesas plásticas teriam baixa durabilidade não se concretizou. Foi observada nos canteiros que adotaram essa alternativa a preservação de mesas e bancos durante todo operíodo da obra, sendo reaproveitados em novos empreendimentos.











INSTALAÇÕES SANITÁRIAS BACIA TURCA:











A definição dos aparelhos das instalações sanitária também exige um aprofundamento no estudo para apoiar as decisões, a norma permite a utilização de bacias turcas, substituindo os vasos sanitários, do ponto de vista da higiene, a primeira poderia ser maisfavorável, pois continuam acontecendo acidentes com trabalhadores que sobem nos vasos, apoiando os pés nas bordas, pelo medo de adquirir alguma doença decorrente da falta de higiene adequada do aparelho sanitário. Contudo, do ponto de vista ergonômico a bacia turca não aparece de forma favorável, é comum que os trabalhadores da construção civil apresentem dores nas costas e nas articulações devido àmovimentação inadequada de pesos e movimentos repetitivos. Há ainda outro elemento agravante, a construção civil continua absorvendo muitos trabalhadores oriundos do interior dos estados, regiões mais carentes de condições sanitárias adequadas, esse fator associado à baixa escolaridade contribui para a utilização inadequada das instalações sanitárias.




MICTÓRIO DE CALHA EM AÇO INOX:

ANR-18 estabelece condições para instalações dos sanitários especificando as condições mínimas para a higiene e o conforto do trabalhador, como dimensões mínimas, ligação à rede de esgoto, condições dos revestimentos de piso e paredes.
Mas não é recomendável generalizar a situação, apesar das condições inadequadas serem encontradas com muita freqüência nos canteiros de obras, algumas empresasprocuram oferecer soluções mais higiênicas e confortáveis aos trabalhadores, como apresentado na figura 4, na qual é retratada a utilização de mictório tipo calha em aço inox, elemento que permite limpeza eficiente.



ÁREA DE BANHO:

Ao que diz respeito às áreas de banho, alguns pontos também permitem interpretações que não garantem o bem estar dos trabalhadores, por exemplo, a legislação exigeas dimensões mínimas para instalação do boxe (0,80m2), mas não explicita a necessidade de portas para garantir a privacidade dos trabalhadores, o que aparece de forma que permite diversas interpretações na NR-24, quando no item 24.2.11. parágrafo d, estabelece que os banheiros deverão ter porta de acesso que impeçam o devassamento ou que sejam construídos de forma a manter o resguardo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Área de vivência
  • area de vivencia
  • Area de vivencia
  • area de vivencia
  • Áreas de Vivência
  • áreas de vivência
  • Áreas de Vivência
  • ÁREA DE VIVÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!