Áreas de risco geológico

Páginas: 7 (1507 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Universidade Federal de Goiás
ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Disciplina: Geologia






Áreas de risco geológico – Problemas Sociais, ênfase nos problemas Brasileiros.







Introdução
Conceito de riscos geológico:
Pode ser definido como “situação de perigo, perda ou dano, ao Homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos,induzidos ou não”. (Cerri, 1993)
Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vêm crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana. No Brasil, vêm sendo realizados vários projetos no sentido de reestruturação de algumasáreas, conscientização da população, etc.
As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. Existem vários serviços de assistência à população em casos de emergência. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a Defesa Civil.














Resultados
Áreas de risco são regiões muito expostas a desastres oufenômenos naturais, como deslizamentos de terra, inundações, furacões, terremotos, tsunamis, ciclones.
A combinação de fenômenos naturais (chuvas, por exemplo) com ações antrópicas tem como resultado desastres. Esses desastres podem ser classificados em meteorológicos, hidrológicos e geológicos. Sendo os deslizamentos de terra um tipo de risco geológico.
Os riscos geológicos são associados aosprocessos geológicos que podem estar relacionados predominantemente à geodinâmica interna (tectonismo, abalos sísmicos, vulcanismo) ou externa (processos erosivos e de assoreamento, deslizamentos e subsidências).
Os deslizamentos são fenômenos provocados pelo escorregamento de materiais sólidos (solos, rochas, vegetação e/ou material de construção) ao longo de terrenos inclinados, como morros eencostas. São influenciados por características dos solos e rochas, relevo (declividade/inclinação), vegetação, clima, nível d’água, desmatamento, falta de drenagem de água pluvial e de água servida, aterros não compactados, ruptura da rede de esgoto, cultivo inadequado e acúmulo de lixo e entulho.
Os deslizamentos são classificados de acordo com a natureza do material da encosta ou morro, avelocidade e a natureza do deslizamento. Alguns desses tipos são:

1. Queda de blocos: é um tipo de deslizamento de blocos de rocha, muito rápido, no qual blocos de rocha recentemente soltos caem de uma rampa da encosta ou morro.
2. Rastejo: é um tipo de deslizamento de materiais inconsolidados (solo e detritos), de baixa velocidade, geometria indefinida e vários planos de deslocamento.
3.Escorregamentos: Um deslizamento lento de material inconsolidado que desloca como uma unidade. São classificados como: rotacionais, quando possuem uma superfície curva ou côncava que desloca uma grande quantidade de material rotacional, e translacionais, quando apresentam um plano de ruptura abrupto, bem definido e planar.
4. Corrida de lama: também é um deslizamento de materiais inconsolidados, namaioria das vezes mais finos que areia e uma grande quantidade de água, pode se deslocar por grandes distâncias e com alta velocidade.

Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.
A ocupação de áreas derisco no Brasil vem aumentando com o passar dos anos, ao invés de diminuir, devido ao crescimento exagerado de áreas urbanas. Estas áreas não estão limitadas a cidades pequenas e litorâneas, algumas capitais do Brasil e cidades de grande movimentação turística são as que mais apresentam áreas de risco, como é caso dessas citadas logo abaixo.
1. Angra dos Reis (Rio de Janeiro,Brasil): Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos Geológicos
  • Riscos Geologicos
  • RISCOS GEOLOGICOS
  • Riscos geologicos
  • Riscos geologicos
  • Risco geológico
  • Reconhecimento Geológico de Área
  • apostila avaliacao de risco geologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!