áreas de atuação

Páginas: 5 (1106 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDILEUZA SILVA CAMPOS BRAGA

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ipatinga

2014

EDILEUZA SILVA CAMPOS BRAGA

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividades Interdiciplinares.

Ipatinga

2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO

2 – ÁREAS DE ATUAÇÃO2.1 – CIÊNCIAS ATUARIAIS

2.2- PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

2.3 – AUDITORIA

3 – CONCLUSÃO

4 - REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

A atividade proposta pediu um texto explicativo e demonstrativo dos pontos estudados, então estou apresentando meu portfólio com uma resposta a uma consulta de uma empresa que solicita uma prestação de serviços a um profissional contábil habilitado a exercer todas asáreas de atuação.

À

EMPRESA

EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Apresento abaixo uma série de conceitos e mecanismos que viabilizaram as questões levantadas pela administração da empresa, como usar cálculos atuariais e controladoria, planejamento tributário, auditorias e controles internos e externos para minimizar riscos e maximizar lucros.

Os objetivos de estudo daciência atuária é analisar os riscos inerentes às atividades relacionadas a seguros, pensões, e todo negócio que envolva riscos de perda, financiamentos, criando um setor de Controladoria.

O profissional atuário deve ter conhecimento e domínio das metodologias e técnicas matemáticas e estatísticas. Deve também ter domínio sobre a matemática e economia.

A função de controladoria nas empresasmodernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.

O IBA – Instituto Brasileiro deAtuária é o órgão regulamentador desta profissão, e por ter um órgão específico, demonstra a importância e seriedade da função exercida e que norteia o profissional atuário.

Em relação ao Planejamento tributário, há duas linhas a serem analisadas para cálculo do PIS – COFINS

* Regime não cumulativo - específico para empresa que estiverem obrigadas ou optarem pelo lucro real

ALIQUOTAS PIS-1,65% COFINS -7,6%

VANTAGENS - O principio da não-cumulatividade garante ao contribuinte a possibilidade de compensar créditos sobre as operações anteriores com os débitos apurados nas operações subseqüentes, sendo que o valor a recolher resulta da diferença entre o débito e o crédito. O contribuinte poderá compensar o crédito remanescente de um período no seguinte, ou no mesmo período.

Oprincipio da não-cumulatividade estabelece uma tributação mais justa às operações, uma vez que não ocorre a tributação em cascata, ou seja, não se recolhe o tributo apurado diretamente sobre as vendas, mas sim o valor apurado sobre as vendas, descontado dos créditos permitidos em lei.

* Regime cumulativo – para empresa que optarem pelo Lucro Presumido

ALIQUOTAS PIS- 0,65% COFINS -3,0%

VANTAGENS– O valor a pagar a empresa pode descontar as contribuições para COFINS e PIS retida s na fonte no mês.

O planejamento tributário ou elisão fiscal é legitima e lícita, pois é alcançada por escolha feita de acordo com o ordenamento jurídico, após avaliar qual será a melhor opção para a empresa.

Portanto, deve-se estudar e identificar todas as alternativas legais aplicáveis ao caso ou aexistência de lacunas ( " brechas ") na lei, que possibilitem realizar essa operação da forma menos onerosa possível para o contribuinte, sem contrariar a lei.

É dever de todo administrador maximizar os lucros e minimizar as perdas. Por essa razão, o planejamento tributário é um instrumento tão necessário de gestão de negócios, quanto qualquer outro planejamento, seja de marketing, de vendas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Áreas de atuação
  • Áreas de Atuação
  • areas de atuaçao
  • area de atuação
  • ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Areas de Atuação
  • areas de atuação
  • áreas de atuação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!