Álvaro lapa

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Álvaro Lapa

Biografia
Álvaro Carlos Dinis Lapa nasceu em Évora, a  31 de Julho de 1939, e morreu no Porto, a 11 de Fevereiro de 2006 com 67 anos.
Pintor/escritor português era um dos grandesnomes da pintura portuguesa contemporânea.
A sua obra é de carácter autobiográfica. O seu trabalho ao longo dos tempos evidenciou uma forte relação entre a literatura e a pintura. Ao longo dos anosÁlvaro Lapa, que realizou a sua primeira exposição na Galeria 111, de Manuel de Brito, em Lisboa, manteve atividade constante. Realizou inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro, afirmando-se comoum dos pintores mais importantes da segunda metade do séc. XX.
Raramente dava entrevistas e preferia o contacto direto com o público. Existe um rumor que foi ele próprio, na década de 70, que vendeuas suas pinturas na antiga Feira da Vandoma, junto à Sé do Porto.
Álvaro Lapa, nas artes plásticas, assumiu desde sempre uma atitude isolada e autodidata.
Lapa nas suas obras realizou uma espéciede gestão enigmática das forma, a partir do oblíquo de signos, recusando qualquer equilíbrio ou habilidade estética.

“ Os Criminosos e as Suas Propriedades”

“Os Criminosos e as suasPropriedades”, pertence à série homónima, apresentada na exposição na Galeria Buchholz, em 1975.
A grelha negra é o elemento formal comum ao conjunto destas obras; tudo decorre no exterior dessa sugestão dejanela gradeada. Um plano de fundo é criado pelo confronto do negro com a superfície verde. Este é sobreposto e atravessado por uma barra horizontal vermelha e por uma colagem, um espaço deliberado para aescrita: «requerimento p/instalar um baloiço do tipo infantil, c/ a promessa de não o utilizar (servindo apenas p/ver)».
As finas linhas, azuis e vermelhas, do “baloiço”, e que dividem a superfície,contrastam agora com a mancha negra da grelha. A denominação deste quadro pode ser explicada por uma alusão autobiográfica: as visitas ao seu pai, na prisão.

Álvaro Lapa, nesta obra, pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lapa
  • LAPA
  • Alvaro
  • Alvaro
  • Alvaro
  • História da Lapa
  • Arcos da Lapa
  • A congada da lapa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!