Álcool anitro destilação extrativa utilizandomeg

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
Tipos de moendas
Os chineses foram os precursores da extração do caldo de cana com moendas e, desde lá até nossos dias, não cessaram os aperfeiçoamentos. Das moendas de madeira ou de pedra, de dois cilindros (ou rolos) verticais, que não extraíam mais que 10-15% do caldo de cana, chegou-se às moendas de três rolos horizontais, de ferro, comumente dispostos e assentados em série, que podemextrair em torno de 70% de caldo existente na cana. Algumas moendas foram construídas com mais rolos, em número de quatro, cinco e seis, mas predominaram as de três rolos (Figura 4). A força motora anteriormente utilizada (tração humana, animal, água e vento) foi substituída pelo vapor e pela eletricidade.
Para obter boa eficiência com alta extração de caldo é preciso saber escolher a moenda,qualquer que seja o seu tamanho, tipo, modelo ou capacidade. Desta escolha depende, em grande parte, o sucesso do engenho, pois o poder extrativo da moenda está diretamente ligado a maior ou menor rendimento agroindustrial de açúcar ou álcool.
Há no comércio muitos tipos de moendas para pequenos engenhos de cachaça, muitas construídas por cópia ou sem conhecimentos técnicos a respeito de moagem e quenão têm bom desempenho quanto à capacidade e à extração do caldo.
Nos engenhos de cachaça artesanal é comum o uso de uma única moenda, mas esta não extrai todo o caldo da cana nem todo o açúcar que este contém. Num engenho artesanal há perdas consideráveis de sacarose contida na cana, o que causa baixo rendimento em açúcar, álcool ou cachaça, mesmo que as demais operações de fabricação sejam asmelhores. Este é um ponto importante a resolver para reduzir o custo de produção da bebida destilada.
Antes de discutirmos a moagem em mais detalhes, convém mostrar as principais partes de um terno de moenda de cana (Figuras 4 e 5).

Figura 4. Terno: unidade básica de moagem. Caldo de cana

Figura 5. Visão esquemática lateral de um castelo de moenda e suas partes básicas.
. Componentes deuma moenda e seu funcionamento
Os cilindros inferiores de um terno de moenda trabalham fixados em suas posições, enquanto o superior tem sua posição controlada por um regulador de pressão hidráulica. Assim, em um terno de moenda existem duas aberturas, uma de entrada e outra de saída, sendo a primeira sempre maior que a segunda. A abertura de entrada visa, sobretudo, à capacidade de moagem,enquanto a abertura de saída é que se objetiva a extração.
Além dos rolos superior, anterior (rola-cana) e posterior (rola-bagaço), uma moenda, especialmente as de maior capacidade que trabalham com a cana picada e desfibrada, pode ser dotada de dois rolos extras para servirem de sistemas auxiliares de alimentação da cana, a saber: rolo de compressão (“top roller”) e o rolo de pressão (“pressroller”) – ver figura abaixo. Os rolos de pressão e de compressão proporcionam ganhos de capacidade da ordem de 15% e 5%, respectivamente. Estes rolos trabalham sobre o colchão de bagaço, orientando e forçando a “pega” das moendas

As aberturas principais da moenda devem ser periodicamente checadas. Apesar de o controle da oscilação indicar que a carga hidráulica está sendo efetivamente aplicada àcamada de cana, isto não significa que as aberturas estão adequadas. Como a maior força de esmagamento ocorre na saída, esta praticamente é a responsável pela
Rolo de compressão (“top roller”)
Rolo de pressão (“press roller”)
Cana picada e desfibrada
Se, devido ao desgaste dos rolos, a abertura de entrada estiver muito acima da calculada, pode-se prejudicar a admissão de cana no terno e aextração neste ponto, havendo, assim, queda na extração do terno.
Os cilindros são sustentados por estruturas metálicas, de aço ou ferro fundido, denominadas castelos. Em cada lado das moendas, fixado à base ou alicerce de concreto, assenta-se um castelo vertical que tem por finalidade suportar os eixos do cilindro e a bagaceira (Figura 5). A bagaceira serve para encaminhar a cana esmagada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destilação do Álcool
  • Destilação Fracionada de água e álcool
  • Separação do álcool do vinho comercial pelo processo de destilação simples
  • Extrativa
  • Destilação
  • Destilação
  • destilaçao
  • Destilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!