Álbum de familia

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014



Extremamente ousada para a época, a peça de Nelson Rodrigues, Álbum de família foi a que passou mais tempo impedida pela censura. Uma tragédia familiar, com elementos polêmicos, foi escrita em1945, mas só estreou em 1967, 22 anos depois.
O cotidiano de uma família aparentemente comum, formada pelo casal, os quatros filhos e a tia solteirona. Nela, Nelson acaba com a imagem normal datradicional família feliz mostrando o incesto, grande tabu da humanidade, junto da traição, morte, e loucura. O que lhe trouxe várias criticas e a posição de ‘’autor maldito’’ no cenário dramáticonacional da época. Os censores do governo Dutra proibiram a peça em todo o país sob a alegação de que pregava o incesto e incentivava o crime.
O tema se aloja em um dos maiores tabus sociais, o incesto emtodas as direções, entre irmãos, mãe e filho, pai e filha. A peça coloca um dos valores mais cultuados na sociedade brasileira, a moral familiar questionando padrões de ética e moral principalmenteno Brasil desse período com as críticas de comportamento e preconceito social, o autor buscou os tipos populares brasileiros, mostrando a partir deles o funcionamento do país. Sexualidade reprimida e aproximidade do cidadão das classes superiores a inferiores, os valores familiares, principalmente a fidelidade conjugal, são ligados a moral católica que vem de moldes das famílias dos paíseseuropeus. Mas após grandes mudanças geradas pelas guerras a liberdade de costumes ganhou espaço; e esse novo padrão não agradou a todos, principalmente quando se fala de sexualidade.
Na época que a peçafoi escrita, o modo de viver americano, ainda assustava a estrutura da família brasileira patriarcal. A liberdade sexual era direito muito distante e a infidelidade conjugal por parte dos homens aceitasocialmente, mas a feminina é completamente rejeitada. A peça abala toda a forma que é colocada na época de valores da sociedade familiar brasileira. O abalo familiar ao extremo e com os desejos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • album de familia
  • Album de familia
  • Resenha Álbum de familia
  • O “desagradável” álbum de família de nelson rodrigues
  • ANALISE ALBUM DE FAMILIA DE NELSON RODRIGUES
  • NELSON RODRIGUES EXPRESSIONISTA: A SUBJETIVIDADE EM ÁLBUM DE FAMÍLIA
  • O mito na obra de Nelson Rodrigues: Uma reflexão em Senhora dos Afogados e Álbum de Família.
  • Album

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!