Águas subterraneas

Páginas: 9 (2043 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2012
Introdução:

Considera-se água subterrânea toda aquela que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águassubterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.

Água subterrânea e suas ocorrências:

A água da chuva pode ter vários destinos após atingir a superfície da Terra. Inicialmente uma parte se infiltra. Quando o solo atinge seu ponto de saturação, ficando encharcado, a água passa a escorrer sobre a superfície em direção aos vales.Dependendo da temperatura ambiente, uma parte da chuva volta à atmosfera na forma de vapor. Em países frios, ou em grandes altitudes, a água se acumula na superfície na forma de neve ou gelo, ali podendo ficar por muito tempo. A parcela da água que se infiltra vai dar origem à água subterrânea.

A taxa de infiltração de água no solo depende de muitos fatores:

1. Sua porosidade: A presença deargila no solo diminui sua porosidade, não permitindo uma grande infiltração.

2. Cobertura vegetal: Um solo coberto por vegetação é mais permeável do que um solo desmatado.

3. Inclinação do terreno: em declividades acentuadas a água corre mais rapidamente, diminuindo a possibilidade de infiltração.

4. Tipo de chuva: Chuvas intensas saturam rapidamente o solo, ao passo que chuvasfinas e demoradas têm mais tempo para se infiltrarem.

A água que se infiltra está submetida a duas forças fundamentais: a gravidade e a força de adesão de suas moléculas às superfícies das partículas do solo (força de capilaridade). Pequenas quantidades de água no solo tendem a se distribuir uniformemente pela superfície das partículas. A força de adesão é mais forte do que a força da gravidadeque age sobre esta água. Como conseqüência ela ficará retida, quase imóvel, não atingindo zonas mais profundas. Chuvas finas e passageiras fornecem somente água suficiente para repor esta umidade do solo. Para que haja infiltração até a zona saturada é necessário primeiro satisfazer esta necessidade da força capilar.

Fonte: BOSCARDIN BORGHETTI et. al. (2004)

Assim como a distribuição daságuas superficiais é muito variável, a das águas subterrâneas também é, uma vez que elas se inter-relacionam no ciclo hidrológico e dependem das condições climatológicas. Entretanto, as águas subterrâneas são aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais dos rios e lagos. Embora elas encontrem-se armazenadas nos poros e fissuras milimétricas das rochas, estas ocorrem em grandesextensões, gerando grandes volumes de águas subterrâneas constituindo-se em importantes reservas de água doce.
Alguns especialistas indicam que a quantidade de água subterrânea pode chegar até 60 milhões de km³, mas a sua ocorrência em grandes profundidades pode impossibilitar seu uso. Por essa razão, a quantidade passível de ser captada estaria a menos de 4.000 metros de profundidade. Além disso,a quantidade de água capaz de ser armazenada pelas rochas e pelos materiais não consolidados em geral depende da porosidade dessas rochas, nem todas as formações geológicas possuem características hidrodinâmicas que possibilitem a extração econômica de água subterrânea para atendimento de médias e grandes vazões pontuais. No Brasil, as reservas de água subterrânea são estimadas em 112.000 km³(112 trilhões de m³).

Classificação dos Aquíferos:

Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de depositório e de transmissor da água lá armazenada. Assim, uma litologia só será aqüífera se, além de ter seus poros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Águas Subterraneas
  • Aguas Subterraneas
  • ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
  • Águas Subterrâneas
  • Agua subterranea
  • Aguas subterraneas
  • Agua subterranea
  • Aguas subterraneas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!