Águas subterrâneas e aquíferos

Páginas: 5 (1236 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Águas Subterrâneas
Águas Subterrâneas

A água é um bem indispensável à vida na terra, todos os seres vivos necessitam dela para sobreviver, a água foi, é e será um factor determinante para a vida no planeta.


Gráfico que demonstra a percentagem de água no mundo, mostrando ao detalhe as principais fontes de água doce no mundo.
Gráfico que demonstra a percentagem de água no mundo,mostrando ao detalhe as principais fontes de água doce no mundo.

No nosso planeta existe o ciclo hidrológico (popularmente conhecido como ciclo da água) que se refere à troca contínua de água na hidrosfera entre as suas diferentes fases, dando estabilidade ao planeta no que diz respeito à água.
A ciência que estuda o ciclo hidrológico, bem como a distribuição, movimentação, econtaminação da água é designada de Hidrologia. Esta ciência tem num dos seus ramos a Hidrogeologia, que estuda o armazenamento, a circulação e distribuição das águas em formações geológicas.

Aquíferos
Aquíferos

As rochas podem funcionar como reservatório de água, e dependendo das suas características podem armazenar grandes ou pequenas quantidades de água. Com isto podemos designar a rochas quearmazenam e permitem a circulação de água de, aquíferos.
Um aquífero é originado através das águas superficiais que se infiltram no solo, e as águas que não ficam retidas no solo atingem, posteriormente, a zona de saturação onde se movimentaram e onde poderão ser armazenadas, e irão fazer parte das ditas águas subterrâneas.
Os dois maiores aquíferos do mundo. Situam-se em grande parte noBrasil, juntos poderiam abastecer 150 vezes a população mundial de água potável.
Os dois maiores aquíferos do mundo. Situam-se em grande parte no Brasil, juntos poderiam abastecer 150 vezes a população mundial de água potável.

Assim podemos distinguir dois tipos de aquíferos: aquífero livre e aquífero confinado ou cativo.
Num aquífero livre existe uma superfície em que a água se encontra emcontacto com o ar, e apresenta a mesma pressão que a pressão atmosférica. É através da zona de recarga (que corresponde às camadas superfícies) que ocorre a infiltração da água. Os aquíferos livres podem ser superficiais ou subsuperficiais, o que facilita a sua recarga mas também a sua contaminação.
Durante o processo descendente da água, esta atravessa diversas zonas com características distintas.Zonas de humidade num aquífero livre.
Zonas de humidade num aquífero livre.

Num aquífero livre, o nível máximo, o nível máximo que a água atinge é designado por nível hidrostático ou freático. A zona que se situa abaixo do nível topográfico e acima do nível freático chama-se zona de aeração. Nesta zona ocorre a evapotranspiração que consiste na infiltração de água em que os espaços vazios nãoestão só preenchidos por essa água mas também por ar.
Quanto à zona de saturação, apresenta uma camada impermeável na base e pode ser constituída por diferentes formações geológicas onde todos os espaços vazios estão preenchidos por água. O limite superior desta zona é o nível freático.
Aquífero confinado ou cativo - formação geológica onde a água se acumula e se movimenta, estando restringidatanto no topo como na base por camadas impermeáveis de materiais geológicos. Nos aquíferos cativos a pressão da água é superior à pressão atmosférica. A recarga nestes aquíferos é feita lateralmente, e não há tanta contaminação como existe num aquífero livre.
Os diferentes tipos de aquíferos.
Os diferentes tipos de aquíferos.

A captação de águas subterrâneas pode ser feita através de empresasdedicadas exclusivamente à hidrogeologia. Quando a captação da água subterrânea é realizada num aquífero cativo, devido à pressão da água ser superior à pressão atmosférica a água vai subir até ao nível freático, esta captação é chamada de captação artesiana. Se uma captação é realizada quando o nível freático se encontra por cima do solo, o que irá fazer com que a água saia pela boca de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aguas subterraneas
  • Águas Subterraneas
  • Aguas Subterraneas
  • Águas subterraneas
  • ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
  • Águas Subterrâneas
  • Agua subterranea
  • Aguas subterraneas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!