Águas Oceânicas e Águas Subterrâneas

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Águas oceânicas
Na Terra, oceanos e mares têm relevada importância. Os oceanos funcionam como reguladores climáticos pela sua capacidade de reter calor por muito mais tempo que as áreas continentais. Além disso, exercem um papel de destaque em termos estratégicos e econômicos para a sociedade em geral.
Os oceanos são grandes massas de água salgada que cobrem a maior parte da superfícieterrestre. É na verdade um único oceano que foi subdivido pela sociedade em quatro grandes porções: Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

Os mares com profundidade menor e salinidade mais baixa, são partes dos oceanos próximas aos continentes. Os que se localizam próximos à linha da costa fazem parte do território de países e são chamados de mar territorial.
As águas oceânicas apresentam movimentoconstante e elas resultam da ação dos ventos sobre a superfície dos oceanos. Além do vento, influenciam na formação da onda, a profundidade das águas e a forma da costa continental.
As marés caracterizam-se pelo movimento regular de subida e de descida das águas oceânicas, um fenômeno que acontece duas vezes por dia – a cada 12 horas, aproximadamente. As marés resultam da força de atração do Sole da Lua sobre a Terra. Pela proximidade, recebem a maior influência da Lua. A diferença entre a maré baixa e a maré alta é chamada de amplitude da maré, e as maiores amplitudes ocorrem nas fases da lua cheia e da lua nova.

As correntes marítimas são os movimentos das águas do oceano, que apresentam características próprias quanto à direção, temperatura, velocidade e salinidade. Os ventos e omovimento de rotação da Terra são os principais responsáveis pela existência de correntes. A velocidade e a direção de deslocamento das correntes podem sofrer alterações devido às diferenças de salinidades e temperatura e à topografia das linhas costeiras continentais.
As correntes marítimas exercem influência sobre o clima e sobre a abundância de peixes. Os invernos das Ilhas Britânicas e departe da Escandinávia são amenizados pelas correntes quentes, como a do Golfo. Já as correntes frias provocam precipitações no oceano, quando estão próximas ao litoral de vários continentes, interferindo de modo que os ventos chegam praticamente sem umidade ao continente, diminuindo a incidência de chuvas em algumas regiões. A renovação e a continuidade da vida nos oceanos se devem à circulação decorrentes quentes e frias entre a superfície do oceano e as profundezas, fenômeno esse denominado ressurgência.
Na superfície, as correntes transportam frio dos pólos para o Equador e calor dos trópicos para os pólos, movimento esse que evita tornarem-se as águas oceânicas, muito quentes ou muito frias. Além disso, influenciam também no clima e na localização de cardumes de peixes, principalmenteno que se refere ao encontro de duas correntes: fria e quente.
Há, também, a circulação termoalina, relacionada com as diferenças na densidade da água quanto à profundidade. Essas diferenças são influenciadas pela energia dos ventos sobre as águas superficiais, a salinidade, a redução da temperatura da água e a formação de gelo.

Normalmente as correntes termoalinas se originam nas altaslatitudes e, quando as águas superficiais ficam mais densas, elas afundam e deslocam as águas que estão mais profundas, caracterizando um fluxo vertical. A coluna de água fria e densa que afundou, lentamente fluirá em direção ao Equador, em torno de 1 cm/segundo. Essa circulação possui duas “correntes”, isto é, uma corrente superior mais quente que absorve esse calor nas regiões intertropicais e otransporta para os pólos. Outra corrente é inferior, mais profunda, que se movimenta dos pólos em direção ao Equador. A circulação das correntes funciona como uma espécie de “esteira”, isto é, enquanto uma corrente vai, a outra volta.
A corrente superior é de significativa importância, pois distribui o calor que absorve no Equador nas áreas polares. Especialistas afirmam que, sem a circulação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Águas Oceânica e Águas Continentais.
  • Águas Oceanicas
  • Águas Subterraneas
  • aguas subterraneas
  • Águas Oceanicas
  • Aguas Subterraneas
  • Águas subterraneas
  • ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!