Água

Páginas: 8 (1895 palavras) Publicado: 15 de agosto de 2012
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE LAGES DO BATATA
Aluna-Jael Barreto Jacobina 13 de setembro de 2011


RESUMO

Esse projeto ambiental será utilizado para expor aos moradores da comunidade de Lages do Batata a necessidade de uma conscientização a respeito da preservação do açude localizado este local. A comunidade tem um papel fundamental na conservação dessepatrimônio natural, uma vez que, é ela que faz o uso e também colabora para a poluição. Serão apresentados os principais usos da água desse açude e as conseqüências que ocorrerão caso esse bem continue sendo usado para depósito de lixo e esgoto.
A população será informada o quanto esta poluição atrapalhará na manutenção e no equilíbrio de um ecossistema inteiro. Os peixes, as plantas, os pássarose o próprio homem sofrerão as conseqüências desse ato desastroso, uma vez que, a disponibilidade de água existente no mundo é muito pouca e esse açude faz parte desse pequeno percentual. Tarefas como passeatas, seminários para a comunidade, mutirão de limpeza do açude e palestras nas escolas, serão efetuadas e terão como foco a discussão e conscientização da preservação dessa água, destacando suaimportância vital em diversos aspectos para os seres vivos.
“Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.”(Paulo Nogueira Neto)


INTRODUÇÃO

“O planeta Terra poderia ser chamado de planeta-água. As águas ocupam 71% da superfície do planeta, além do potencial hídrico subterrâneo que é 100 vezes maior que o potencial das águas superficiais. Do total daágua, apenas 0,63% é água doce, e grande parte dela é imprópria para consumo. A água subterrânea é a mais pura que existe e representa uma reserva permanente. A parte de água doce do planeta que é viável para aproveitamento pelo ser humano, é de 14 mil Km3/ano. Caso se mantenha a taxa de crescimento da população mundial, em 1,6% ao ano, e o consumo per capita se mantiver, o planeta terá 50 anosgarantidos e a partir daí a procura será maior que a demanda” (ambientebrasil.com. br).
Hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. A água doce é o recurso mais importante que tem a humanidade. As primeiras formas de vida surgiram nesse meio e hoje é a fonte principal de manutenção dos ecossistemas. A falta desse recurso na vida dos seres vivos causará um desequilíbrioambiental, prejudicando muitas relações ecológicas que existem.
A água é um recurso renovável, porém o ciclo que realiza esse importante acontecimento leva muito tempo para acontecer, trazendo como conseqüência o esgotamento do suprimento de água utilizada para o consumo, ocasionando no descontrole homeostático.
Faz-se necessária e urgente a mobilização da sociedade por este problema que se agravacada vez mais, sociedade esta que foi transformando o meio natural no decorrer do tempo para satisfazer a necessidade humana.
Pensando nisto, esse projeto foi criado e será desenvolvido para instruir a sociedade e as escolas sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos, uma vez que “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”,Paulo Freire.
O Projeto Poluição das águas: Conscientização da população de Lages do Batata mostra, através de pesquisas, que o uso inadequado dos recursos naturais, tem causado diversos reflexos negativos ao equilíbrio do meio-ambiente, principalmente no local onde foi realizado e desenvolvido este projeto. A mudança de hábito é o melhor caminho para a manutenção da vida na terra e há umanecessidade urgente de transformação, uma vez que a poluição fragiliza os organismos, gera doenças, altera funções metabólicas, aumenta as taxas de mortalidades, etc.
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. Segundo texto publicado no site www.suapesquisa.com diz que: “O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua
  • Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!