Água

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
A água, solvente da Vida



Uma solução aquosa de NaCl (o vulgar sal de cozinha).
A vida, tal como a conhecemos, depende da presença de água. O organismo humano possui cerca de 70% de água, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue. Uma solução em que a água é o único ou principal solvente é denominada solução aquosa.
Nas zonas do planeta emque a água escasseia, os seres vivos possuem adaptações para minimizar a sua perda. Crê-se também que a vida surgiu em meio aquoso, onde os reagentes poderiam circular, encontrar-se e formar ligações, formando moléculas cada vez mais complexas que se agregariam em organismos simples.
A água possui características químicas e físicas muito particulares. Entre elas, o facto de possuir uma densidademenor no estado sólido que no estado líquido, permitindo a flutuação do gelo e a existência de vida subaquática a baixas temperaturas. Também o tipo de ligação química existente entre as moléculas de água, a chamada ligação de hidrogénio, desempenha um papel fundamental em muitos processos biológicos, especialmente em reacções catalizadas por diversas enzimas. A compreensão do funcionamento e dafunção da água em sistemas biológicos é fulcral para o entendimento de processos bioquímicos.
[editar]Estrutura da molécula de água

A molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio ligados a um de oxigénio, com uma estrutura angular. O átomo de oxigénio partilha dois dos seus seis electrões de valência com os átomos de hidrogénio para formar as ligações covalentes entre oxigénio ehidrogénio. Como resultado, o hidrogénio tem a sua camada de valência completa e dedicada à ligação. O átomo de oxigénio possui dois pares de electrões de valência que não participam então em ligações, mas que produzem uma zona de carga negativa que tende a repelir ligeiramente os átomos de hidrogénio. Por esta razão, a molécula de água não é linear, formando antes um ângulo com aproximadamente104,5º.


A molécula de água. Os átomos dispõem-se formando um ângulo de 104,5º. A diferença de electronegatividade entre os dois tipos de átomos provoca a existência de um dipólo eléctrico, com uma concentração de carga negativa na vizinhança do átomo de oxigénio.
O oxigénio é uma molécula com elevada electronegatividade, maior que a do hidrogénio, ou seja, tende a atrair mais facilmenteelectrões. Embora a ligação covalente seja um tipo de ligação química que exija a partilha electrónica, é mais provável encontrar esses electrões mais perto do núcleo do oxigénio que dos núcleos do hidrogénio. Por esta razão, a nuvem electrónica da molécula de água é mais densa nas imediações do oxigénio, tendo uma carga eléctrica local mais negativa e conferindo uma polaridade eléctrica à molécula.Por causa desta polaridade, um átomo de oxigénio pertencendo a uma determinada molécula de água tende a atrair um átomo de hidrogénio de uma molécula vizinha, estabelecendo uma ligação intermolecular denominada ligação de hidrogénio (também é usado o termo ponte de hidrogénio). Este tipo de ligação ocorre entre átomos de hidrogénio e átomos de elevada electronegatividade, como o já referidooxigénio ou ainda o azoto ou o fósforo, sempre que o hidrogénio tenha uma deficiência electrónica devida à polarização da molécula em que se encontra (ou seja, sempre que se encontre ligado covalentemente a outro átomo electronegativo).


Moléculas de água formando uma estrutura em rede, através de ligações de hidrogénio (marcadas a preto). Círculos maiores a vermelho: átomos de oxigénio. Círculosmenores, a azul: átomos de hidrogénio.
Este tipo de ligação tem uma energia relativamente baixa (23 kJ/mol), a suficiente para estabelecer a ligação mas também ser facilmente quebrada. Este é um aspecto importante para a mobilidade das moléculas de água, que estão a associar-se e a dissociar-se constantemente quando no estado líquido, mas que se encontram sempre envolvidas neste tipo de ligação. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua
  • Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!