Água

Páginas: 13 (3162 palavras) Publicado: 28 de julho de 2012
Área de Projecto – 8ºAno

Ano lectivo: 2008/2009




“A Água: um bem precioso”






















Índice:



Índice 2
Introdução 3
Desenvolvimento 4
O que é a água? 4
Importância da água 4
Propriedades físicas e químicas da água 6
Estados físicos da água 7
Distribuição da água no Planeta 8
Tipos de água 9
Ciclo da água 11
Poluição daágua 12
Fontes da poluição da água 13
Consequências da poluição da água 14
Conservação da água 15
Dicas para poupar a água 15
Conclusão 17
Bibliografia 18























Introdução:



Este trabalho vai ser realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto, sendo proposto pelo professor Fernando Amaral.
O objectivo do nosso trabalhoé dar a conhecer a toda a comunidade a importância da água como fonte de vida. A água é fundamental para o planeta. Foi a partir dela que surgiram as primeiras formas de vida e toda a evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Por outro lado, pretendemos alertar que o problema da água começa a tomar cada vez maiores proporções, devido a uma crescente contaminação da mesma e àsua má utilização, por parte de uma Humanidade que se habituou a tratar a água como algo inesgotável, sempre pronta a ser consumida. Serão referidas algumas das medidas que podem ser tomadas por cada um de nós, no sentido de preservar este bem tão precioso, a água.

























Desenvolvimento:



O que é a água?


A água surgiu no decurso de reacçõesquímicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação. A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água. Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra.  Os primeiros seres vivos de que são conhecidosfósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.
Deste modo, a água é o elemento que deu origem e mantém a vida no planeta Terra. Sem água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, podia sobreviver, ou seja, sem água não existia vida.Importância da água



Todos os seres vivos têm na sua constituição uma determinada quantidade de água que varia de espécie para espécie. Ela é a substância que existe em maior quantidade no organismo. Por exemplo, as medusas são constituídas  por quase 99,99% de água. No nosso corpo bem como nos restantes mamíferos, esta percentagem é muito inferior, atingindo até 70%, uma vez que varia deacordo com o tecido (é mais abundante no sangue e outros humores e menos nos ossos).



  












Figura 1 – Distribuição da água pelo nosso corpo
A água é indispensável aos seres vivos, pois tem um papel fundamental em muitas das funções que ocorrem nos seus organismos. Transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processosmetabólicos, bem como outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas. É um dos reguladores de temperatura do nosso organismo e é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção, assimilação e de excreção. Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivosquando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.  
No caso do homem, a utilização da água está presente num grande número de actividades. A agricultura é um sector que utiliza grandes quantidades de água, bem como a indústria. A água também é usada como meio de transporte de pessoas e produtos e tem uma infinidade de aplicações no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua
  • Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!