Água

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
Índice

Introdução 3
Água 4
Instituições responsáveis pela gestão e controlo da água 5
O ciclo da água ou ciclo hidrológico 6
Ciclo urbano da água 8
Métodos de tratamento da água 9
Outras técnicas de purificação da água 10
Conclusão 12
Bibliografia 13

Introdução

Neste trabalho com o tema “Recursos Naturais” irei falar sobre a água, o ciclo da água, todas as suas etapas eas instituições responsáveis pela sua gestão e controlo.
A água é um bem ambiental indispensável às necessidades humanas básicas e ao desenvolvimento de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, tendo influência decisiva na qualidade de vida das populações e na manutenção de ecossistemas.

Água

É uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas asformas conhecidas de vida na terra.
Em virtude da sua abundância e grande dispersão, a água é, por vezes, considerada como um líquido inerte, destinado a preencher os espaços dos seres vivos e entre os inertes. Contudo, a água é uma das substâncias mais importantes que existem, por ser indispensável aos seres vivos, altamente reativa, com propriedades pouco frequentes que a diferenciam da maioriados outros líquidos.
A água encontra-se na natureza nos três estados, sólido, líquido e gasoso. A designação de água em sentido restrito reserva-se para o estado líquido, pois no estado sólido denomina-se granizo, neve ou gelo, e no estado gasoso vapor de água. A água é um líquido inodoro, transparente e, quando observada em pequenas espessuras, incolor.
Uma alimentação rica em água promove obom funcionamento do organismo humano, pois permite que órgãos como os rins trabalhem o necessário sem estarem sujeitos a sobrecargas que os desgastem e contribuam para a sua falência.

Instituições responsáveis pela gestão e controlo da água

A entidade responsável pela gestão e controlo da água é a ERSAS – entidade reguladora dos serviços de água e resíduos – é atualmente a autoridadereguladora dos serviços de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos e a autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, tendo por objetivo assegurar uma correta proteção dos utilizadores dos serviços de águas e resíduos, evitando possíveis abusos decorrentes dos direitos de exclusivo, por um lado, no que se refere àgarantia e ao controlo da qualidade dos serviços públicos prestados e, por outro, no que respeita à supervisão e ao controlo dos preços praticados, que se revela essencial por se estar perante situações de monopólio natural ou legal.
A IGA - Investimentos e Gestão da Água, S.A., empresa de capitais exclusivamente públicos, concessionária do Sistema Regional de Gestão e Abastecimento de Água e doSistema de Gestão de Águas Residuais da Região Autónoma da Madeira, em regime de serviço público e exclusividade, exerce a sua atividade nos sectores públicos das águas e das águas residuais urbanas, englobando na sua esfera de competência as seguintes atividades comerciais

Em Lisboa a EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA - é responsável por um sistema de abastecimento que se desenvolveao longo de mais de 2 100 quilómetros, desde a albufeira de Castelo do Bode até à cidade de Lisboa. O abastecimento de água no que se refere às operações de produção, transporte e distribuição de água, é gerido por um sistema de telegestão com elevado grau de automatização que centraliza a operação e o controlo de mais de 170 instalações, desde as estações elevatórias e estações de tratamento, areservatórios e adutores. A EPAL abastece de água com qualidade cerca de 3 milhões de pessoas, de 34 concelhos da margem norte do rio Tejo, correspondendo a uma área total abastecida de 6.947 Km². Desde 1868 assegura a prestação de serviços de água e a gestão sustentável do ciclo urbano da água. A rede de distribuição desenvolve-se ao longo de mais de 1400 Km, abrangendo uma área de 83 Km² e uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agua
  • agua
  • Água
  • Água
  • Água
  • Agua
  • Água
  • Agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!