Água e óleo

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Introdução

Neste experimento foram usados 40 ml de água e 40 ml de gasolina (com álcool). Estes sendo colocados dentro de uma proveta e misturados com um bastão.
A água é um composto químico formado por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. A água pura não possui cor, nem cheiro. Mas na maioria das vezes junto dela existem sais minerais. Ela possui uma alta temperatura deebulição e pode ser solidificada, virando gelo. Sua fórmula molecular é H2O. Sendo uma molécula polar e com alta.
A gasolina é um combustível fóssil produzido a partir do petróleo, sendo uma mistura de hidrocarbonetos, portanto não é uma substancia pura. Esta é altamente inflamável e principalmente usada como combustível pode ser utilizado de forma comum ou aditivada. A queima desta pode provocar aemissão de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global (Sendo apolar).
Neste experimento o objetivo visado é descobrir por que a água e a gasolina não se misturam e por que a água e o álcool sim.
E descobrir quantos por centos de álcool existia na gasolina adicionada na água.

Desenvolvimento

Quando colocamos a água e a gasolina em uma proveta e misturamos, observamosque os dois não se misturam. Mas o mais impressionante é que mesmo sendo colocada a mesma quantidade de cada uma das substancias, após esperar um pouco vemos que a quantidade de gasolina diminuiu e a quantidade de água aumentou.
Isso por que quando a gasolina (que contém álcool) é misturada na água, a gasolina não mistura na água, mas o álcool é totalmente dissolvido nela. O sistema ficabifásico: gasolina – água/álcool.
O álcool contido na gasolina se dissolve na água por que suas moléculas são polares como as da água. Com isso podemos observar que duas substancias polares se dissolvem.
A gasolina não pode ser misturada com a água por ser uma substancia apolar, assim pode ser dito que substancias apolares não se dissolvem em substâncias polares.
Quando feito o experimento, foicalculada a porcentagem de álcool presente na gasolina utilizada.
Sabemos que atualmente no Brasil a porcentagem de álcool na gasolina é entre 18% e 24%. Então para calcular essa porcentagem no experimento tivemos que usar a seguinte expressão:
Quantidade inicial de água = 100%
(Quant. Final - inicial de água) = x
40 ml = 100%
8 ml = x (neste caso se multiplica cruzado)
800 = 40xx = 800 / 40 x =20%

O Brasil não é o único país que coloca álcool na gasolina, os EUA também fazem só que o álcool deles é metanol que vem da madeira e não etanol provido da cana.Mas não é só por questões econômicas.
A adição de álcool à gasolina foi a solução encontrada para substituir o chumbo tetraetila, componente oxigenaste que servia para ajustar a octanagem, ou seja, o poder dequeimar da gasolina.

Esse chumbo era um componente venenoso e cancerígeno que foi proibido pela OMS e pela ONU nos anos 80, mas países pobres como a África o usaram até meados dos anos 2000. Além disso, esse chumbo é incompatível com veículos com catalisador. 

“A gasolina "pura" possui octanagem baixa, pelo menos a brasileira, que já sai ruim da refinaria. Então para ampliar o poder de queimadessa gasolina, adiciona-se um composto oxigenaste que auxilia na combustão. A gasolina com chumbo somente é permitida para uso em aeronaves com motor movido a esse combustível, já que a presença de álcool pode ocasionar falhas no motor que podem ser extremamente perigosas durante o voo. Mas está sendo mundialmente estudada uma alternativa para a substituição desse aditivo. 

Nos países daEuropa ao invés de álcool, é adicionado o MTBE. Aqui no Brasil a refinaria Alberto Pasqualini do Rio Grande do Sul, nos tempos de entressafra da cana, também costuma utilizar esse aditivo, que não é tóxico como o chumbo e não danifica os veículos, embora custe mais e por isso eleve o preço do já caro combustível. 

Vale lembrar que o álcool que se adiciona à gasolina é o álcool anidro, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Decantaçao : oleo-agua
  • Contaminaçao da agua pelo oleo de cozinha
  • água e óleo não se misturam
  • Geraçao de emulsao oleo em agua
  • Emulsao oleo em agua
  • Coeficiente de participação agua/oleo
  • ponto de ebulicao da agua e do oleo
  • Separador de agua e oleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!