Água de lastro

Páginas: 3 (633 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
GERENCIAMENTO DA ÁGUA DE LASTRO NOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA

O termo lastro representa qualquer material utilizado como contra-peso para a estabilidade de um objeto. O setor naval utiliza umsistema de tanques de lastro, os quais são preenchidos com água para manter a estabilidade do navio durante a sua travessia até o próximo porto. O problema do lastro está associado à bioinvasão, ouseja, esta água e os sedimentos associados podem conter diversos organismos provenientes de diferentes partes do globo, sendo que estas espécies quando liberadas nos ambientes marinhos e fluviais podemencontrar condições ambientais favoráveis para estabelecerem uma população reprodutora. A partir deste momento, a espécie invasora pode causar sérios impactos econômicos, ambientais e de saúdepública.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – APPA através do Grupo Setorial de Gestão Ambiental Mar e Terra – GAMAR vem desenvolvendo, desde maio de 2006, pesquisas relacionadas aoGerenciamento da Água de Lastro e Bioinvasão nos Portos de Paranaguá e Antonina.

De acordo com a Norma de Autoridade Marítima 20 (NORMAN 20), o Gerenciamento da Água de Lastro e dos sedimentos nelacontidos é aplicado a todos os navios, nacionais ou estrangeiros, dotados de tanques/porões de água de lastro, que utilizam os portos e terminais brasileiros. Os comandantes dos navios ou seus agentesdevem enviar o Formulário sobre Água de Lastro, devidamente preenchido, às Capitanias (CP), Delegacias (DL) ou Agências (AG), com antecedência mínima de vinte e quatro horas do horário estimado para achegada da embarcação. As CP/DL/AG, por sua vez, deverão reencaminhar os formulários, com periodicidade mensal, ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). No âmbito do Estado doParaná, os comandantes dos navios ou as agências marítimas cumprem, primeiramente, o procedimento prescrito e em seguida encaminham o Formulário de Água de Lastro para o Departamento de Operações –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Água de lastro
  • Água de Lastro
  • Água de Lastro
  • Água de Lastro
  • água de lastro
  • Agua de lastro
  • Águas de lastro
  • agua de lastro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!