Água Branca: Projetos Urbanos

Páginas: 12 (2797 palavras) Publicado: 10 de março de 2014





Universidade Presbiteriana Mackenzie
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo



Água Branca: Projetos Urbanos
do Concurso Bairro Novo
Uma Visão Comparada






São Paulo – SP
2013
1. Apresentação

1.1 Introdução
Este trabalho procura discutir algumas questões sobre a relação da história e urbanização de um bairro da cidade de São Paulo denominado Água Branca(localizado no setor oeste próximo da cidade) e suas implicações teórico metodológicas na pesquisa arquitetônica, apontando comparações de projetos de reurbanização para este. O conteúdo da discussão está baseado em estudos empíricos sobre o bairro. Tais estudos, ao partirem da realidade presente em sua complexidade, revelaram na Água Branca diversas espacialidades ao longo da história. Assim, tomaremoscomo ponto de partida a análise do bairro e do urbano, e consequentemente a história da Água Branca.

1.2 Bairro e O Urbano
No que se refere à Água Branca, foi necessário estudá-la, procurando compreendê-la (na história) desde a sua formação, por volta de meados do século XIX, como uma localidade rural que, cerca de duas décadas depois, passou a se definir como espaço industrial e operário que,com o tempo, consolidou-se como bairro paulistano que, depois se desestruturou. Tal estudo nos dá subsídios para o entendimento das diversas espacialidades acumuladas nesse local ao longo do período histórico aqui analisado (meados do século XIX até hoje). Além disso, segundo SOUZA (1989), o bairro é definido, ao mesmo tempo, por uma existência concreta-objetiva e por uma existênciasubjetiva-intersubjetiva. Ou seja, ele é definido a partir de critérios objetivos, apurados diante do espaço sensível e, simultaneamente, a partir de critérios que mergulham na intersubjetividade do grupo social que nele vive e o aceita como bairro. Essas duas dimensões interpenetram-se, condicionam-se, não se separam e definem o bairro ao longo do processo histórico.
Outro ponto crucial que cumpreesclarecer refere-se ao entendimento que temos do processo de urbanização e de suas relações com a industrialização. Pois, em nosso entender, não se pode compreender o local e sua historicidade sem ter clara a concepção dos processos que alimentam as suas transformações.
A urbanização aqui é entendida como um processo de transformação da cidade e de generalização do modo de vida urbano. A cidade podeser entendida como uma morfologia material e o urbano, como uma morfologia social (LEFÈBVRE, 1991).
Esse entendimento sobre o bairro e o urbano aqui exposto foi nosso ponto de partida para a busca da compreensão da realidade do bairro no local designado como Água Branca. O decorrer da pesquisa efetivamente mostrou que a Água Branca existiu como um bairro durante um certo período, que serádevidamente datado a seguir. O bairro vale frisar, deve ser entendido como uma espacialidade que tem sua existência determinada pela relação dos processos históricos mais amplos com os processos sociais que ocorrem na escala local.

1.3 A História: Do Rural ao Urbano
Apresentaremos neste item a história desse local em relação à cidade de São Paulo, como uma contribuição à compreensão dos postuladosteóricos e metodológicos discutidos.
A porção da cidade compreendida hoje, de forma geral, pelos arredores da Avenida Francisco Matarazzo e ruas Carlos Vicari, Guaicurus e Clélia, e, em parte, da Avenida Santa Marina, começa a ser designada “Água Branca” em meados do século XIX, quando da expansão da área rural de São Paulo, e sítios e chácaras ocuparam as margens das principais estradaspaulistas. No caso da Água Branca, seu eixo principal de circulação era, em realidade, a antiga estrada de Jundiaí. Além disso, concorreram, para a ocupação desse local, a construção da São Paulo Railway, primeira ferrovia paulista, ligando Santos a Jundiaí, a qual tem, desde sua inauguração em fevereiro de 1867, uma estação na Água Branca; e da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1874....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto: Água no espaço urbano
  • Arquitetura
  • Acessibilidade
  • História de Água Branca- AL
  • Urbanização água branca sp
  • Rppn agua branca
  • História de Água Branca SP
  • PSF – ÁGUA BRANCA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!