África e europa - uma relação conflitante

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
EUROPA E AFRICA: UMA RELAÇÃO CONFLITANTE

As conquistas portuguesas no período chamado de Grandes Navegações têm início do século XV. A organização do Estado, o fortalecimento da burguesia e a sua parceria mercantil com o rei e nobreza, o período de paz interna, sem guerras, foram alguns dos fatores que contribuíram para que os lusitanos fossem os primeiros a navegarem por rotas marítimasnovas. Também as novas tecnologias náuticas, as caravelas e instrumentos, permitiram que essa aventura fosse bem sucedida.

As rotas marítimas até então conhecidas dos europeus de um modo geral, eram no Mar Mediterrâneo. O grande feito dos portugueses foi navegarem pelo Oceano Atlântico, em busca de outros caminhos que os levassem as Índias e suas preciosas especiarias. A primeira conquista foi acidade de Ceuta, no norte da África, que era um importante porto estratégico, comercial e militar. Navegando pelas costas do continente africano, foram avançando pelo Oceano Atlântico e em 1437, descobriram as ilhas de Açores, Madeira e Cabo Verde. Em 1498, após contornar a África e navegarem pelo Oceano Indico, chegam a Calicute, cidade no sul da Índia, inaugurando assim, uma nova rota marítima.Nesses lugares, os portugueses fundaram entrepostos comerciais, e tiveram contato com seus habitantes.

A África é um imenso continente, habitado por variadas etnias, com costumes e religiões diferentes, e algumas rivalidades seculares. A linguagem, dos povos do norte, são derivadas de um mesmo grupo lingüístico: os falantes do berbere, até os dialetos têm uma base comum, a língua berbere, masapresentam etnias bem diversas, portanto é um continente multifacetado. Os africanos já eram conhecidos dos europeus, especialmente os do norte, também denominada África Branca, que há vários séculos comercializavam com os italianos. Na região estão localizados grandes e antigas civilizações como a egípcia, a Núbia e os reinos de Gana e Mali, estes últimos, ricos em ouro e marfim. Toda essa regiãofoi conquistada pelos mulçumanos, no século VI, que implantaram a sua religião, o islamismo, que além de conquistar adeptos, promoviam o comercio e a troca de cultura. Os nativos que os homens de Portugal tomaram conhecimento foram os da África Negra, geograficamente localizados a oeste, na costa banhada pelo Oceano Atlântico, posteriormente, o sul e a costa ocidental, voltada para o OceanoIndico.

No imaginário europeu as terras além da Europa, quer no Oriente ou no Ocidente, eram povoados por seres mitológicos, o que poderia ser o “Paraíso Terrestre”, como descreve o viajante Cadamosto, que ao conhecer o “país destes primeiros negros do reino de Senega”, avistou um rio que para ele era “um dos quatro rios que saem do paraíso terrestre o qual se chama Gion, (e) que de lá vindo, banhatoda a Etiópia: por fim dele nasce o Nilo” (Ferronha, 1991: 142). Além do registro do paraíso, percebe-se que não havia o conhecimento geográfico da área.

Nas primeiras descrições de viagens e contatos com a população africana, o principal motivo era o comercio de especiarias e metais preciosos, através de trocas com os nativos. Ainda não se nota nenhuma conotação de superioridade,apenas de curiosidade mútua, como descreve o viajante:

“Estas coisas levam-nas tanto os homens como as mulheres; e vendem os homens armas das suas, e alguns também trazem algum ouro para vender, mas de tudo pouca coisa. Nada se vende por dinheiro, porque não há moeda nenhuma nem usam senão trocar coisa por coisa, ou duas coisas por uma coisa, e todo o mercado se faz portroca. Estes negros, tanto machos como fêmeas, vinham ver-me como uma maravilha, e parecia-lhes ver um cristão em tal lugar, nunca dantes disso visto: e não menos se espantavam do meu trajo e da minha brancura; (....) alguns tocavam-me nas mãos e nos braços, e com cuspo esfregavam-me para ver se a minha brancura era tinta ou carne; e vendo que era carne branca, ficavam-se em admiração. Eu ia a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÁFRICA EUROPA
  • África & Europa
  • AFRICA E EUROPA
  • Africa e Europa
  • África e Europa
  • Mercardos internacionais europa africa
  • Encontro da Europa com a África do Sul
  • africa e europa trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!