Ácidos e bases

Páginas: 5 (1110 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE BRASILEIRA – UNIVIX
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
PROFESSORA: MUCHELLI SANTOS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 4:
IDENTIFICANDO ÁCIDOS E BASES COM INDICADORES

Arthur Simões
Felipe Massaroni
Lívia Furtado
Pedro Hugo Altoé
Renato Corrêa

TURMA: ENG. CIVIL NOT. A

VITPORIA
ABRIL / 2013

1. INTRODUÇÃO

São várias as definições para ácidos e bases,sendo entre elas a mais comum, a do cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de Hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

Uma outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry,independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.

Já o norte-americano Gilbert Newton Lewis levou em consideração os elétrons para desenvolver sua definição, que diz, que ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquantoas bases são aquelas que cedem estes pares.

O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
A escala do pH pode variar de 0 até 14, o pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.

Ovalor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores.

Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico paraidentificar a função química. São exemplos de indicadores ácido-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, azul de bromotimol, papel tornassol,.

2. OBJETIVO

Identificar substâncias ácidas e básicas pela ação de Indicadores e verificar a mudança de cor nos diferentes Indicadores testados.

3. MATEIRAIS E REAGENTES

- Tubos de ensaio e suporte
- Pipetas volumétricas de 1 e 10 mL
-Béqueres de 100 mL
- água destilada
- Solução de fenolftaleína 1%
- Solução de azul de bromotimol
- solução de alaranjado de metila
- fitas de papel de tornassol
- Soluções de HCl, HNO3, H2SO4, NaOH, NH4OH (todos diluídos)
- Suco de limão
- Água de cal (solução diluída de hidróxido de cálcio)
- Vinagre

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Esta seção deve conter relatos exatos eclaros de como foi feita a experiência, de modo que, baseada nesses relatos, qualquer outra pessoa possa repeti-la.
Deve-se descrever, passo a passo, como a experiência foi realizada.
Note que não basta copiar o procedimento experimental contido no material referente à experiência, pois, na melhor das hipóteses, toda a forma da redação terá de ser mudada.
Lembre-se que a forma deverá serimpessoal, usando voz passiva no tempo passado. Além disso, há necessidade de se especificar claramente cada equipamento utilizado.

ATENÇÃO: Não incluam no “procedimento experimental” os dados coletados no laboratório!

5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Apresente e discuta todos os resultados da execução da prática. Não omita nada. Mesmo que o resultado não seja o previsto, tambémfaz parte a discussão do que deu errado. Apresente as reações químicas ocorridas. Explique os fenômenos ocorridos.
Devem ser discutidos os resultados finais obtidos, comentando-se sobre a sua adaptação ou não, apontando-se possíveis explicações e fontes de erro experimental.
Uma maneira rápida de se registrar dados em um relatório é sob a forma de tabelas ou gráficos.
Os resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • Acido-BAse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!