Ácidos e bases

Páginas: 18 (4410 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
  1 - INTRODUÇÃO
Considerando-se que Ciência é o conjunto de conhecimentos que tem por objetivo a observação, experimentação e aplicação de fenômenos da natureza, visando criar leis, teorias, modelos, etc, podemos portanto mencionar que a Química é a Ciência da matéria, pois estuda suas propriedades e transformações, bem como a energia trocada (gerada ou consumida) em tais transformações. Dessaforma, poderíamos dizer que a Química estuda a matéria, suas transformações e as variações de energia delas decorrentes
Transformando diferentes tipos de matérias, obtemos outras, com diferentes propriedades. Assim, tudo que está ao nosso alcance, passou, está passando ou provavelmente passará por um processo químico. Note-se, por exemplo, os plásticos, metais, colas, tintas, alimentos, bebidas,borrachas, tecidos, fertilizantes, remédios, inseticidas, embalagens, combustíveis, vidros, lâmpadas, enfim, tudo que é matéria.
A tecnologia procura tornar útil as descobertas da atividade científica, destinando-as a diversos usos, tais como, militares, industriais, empresariais e públicos. Uma das maneiras de facilitar o acesso a tais descobertas é submetê-las à industrialização. Da atividadeindustrial são originados resíduos, embalagens e poluentes que, para não agredir os recursos naturais ou mesmo diminuir os custos da produção, devem ser reaproveitados.
Surge novamente a necessidade de se utilizar o conhecimento das transformações da matéria. Assim, a Química estará presente “do berço ao túmulo” de tais produtos, ressaltando-se que sua disposição final também exigiráconhecimentos químicos, visando um desenvolvimento sustentável, que objetiva combinar a preservação do capital ambiental e o compromisso de assegurar que as necessidades humanas – presentes e futuras – sejam atendidas












2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – A HISTÓRIA DA QUÍMICA E SUA IMPORTÂNCIA NO NOSSO DIA A DIA

A história da química, desde milhares de anos antes de Cristo, estáintrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade, já que abarca todas as transformações de matérias e teoriascorrespondentes. Com frequência a história da química se relaciona intimamente com a história dos químicos e segundo a nacionalidade ou tendência política do autor  ressalta em maior ou menor medida os sucessos alcançados num campo ou por uma determinada nação.
A ciência química surgeno século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que o princípio básico da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista britânico Robert Boyle: The Sceptical Chymist (1661). A química, como denominada atualmente, começa a ser explorado um século mais tarde com os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas emrelação ao oxigênio com Carl Wilhelm Scheele, à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão.
O princípio do domínio da química (que para alguns antropólogos concorda com o princípio do homem moderno) é o domínio do fogo. Há indícios de que faz mais de 500.000 anos, em tempos do Homo erectus, algumas tribos conseguiram este sucesso que ainda hoje é uma dastecnologias mais importantes. Não só dava luz e calor na noite, como ajudava a proteger-se contra os animais selvagens. Também permitia o preparo decomida cozida, reduzindo microrganismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida. O fogo também permitia conservar melhor a comida e especialmente a carne e os peixes,secando-os e defumando-os. Finalmente, foram imprescindíveis para o futuro desenvolvimento da metalurgia, materiais como a cerâmica e o vidro, além da maioria dos processos químicos. A metalurgia como um dos principais processos de transformação utilizados até hoje começou com o descobrimento do cobre.

3. A TEORIA DOS QUATRO ELEMENTOS
A curiosidade dos filósofos gregos sobre a natureza levou-os a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • Acido-BAse
  • acidos e bases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!