Ácidos e bases

Páginas: 4 (880 palavras) Publicado: 12 de junho de 2012
CURSO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROF.: SÉFURA MOURA
ALUNA: INGRID VITÓRIA SOUSA LIMA

TÍTULO DA PRÁTICA:
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES

Limoeiro do Norte, maio de2012
INTRODUÇÃO
Devido ao grande número de substâncias, surgiu, para facilidade de estudo, uma divisão que agrupa substâncias com propriedades semelhantes denominadas funções químicas.
Funçãoquímica é um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, dentre os quais se pode destacar os ácidos e as bases.
Segundo a Teoria de Arrhenius, ácidos são substâncias que emsolução aquosa libertam como íons somente cátions H+. Possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome.
Já as bases, segundo Arrhenius, são substâncias que emsolução aquosa libertam como ânios somente OH-. Têm gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
Épossível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Esta escala vaide zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Para se medir os phs, usam-secombinações de substâncias indicadoras, como a fenolftaleína, o azul de brotimol e o alaranjado de metila, que possuem a propriedade de mudar de cor conforme o meio ácido ou básico.

OBJETIVO
*Identificar se a substância é ácida ou básica por meio de indicadores e papel de pH.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
* Numerou-se os tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4);
* Colocou-se 5 mL das soluções de HCl(tubo 1), H2SO4 (tubo 2), NaOH (tubo 3) e NH4OH (tubo 4);
* Com o auxílio de um bastão de vidro, molhou-se com a solução de tubo 1 (HCl) um pedaço de papel indicador universal. Anotou-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácidos e Bases
  • acido e bases
  • Ácidos e bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácidos e Bases
  • Ácido-base
  • Ácido base
  • Acido-BAse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!