Ácidos Graxos

Páginas: 5 (1224 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2014
Introdução

Os ácidos graxos são ácidos carboxílicosde cadeia alifática. São considerados componentes orgânicos, pois contêm carbono e hidrogênio em suas moléculas. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas. São pouco solúveis em água (quanto maior a cadeia carbônica, menor a solubilidade), e podem ser usados como energia pelas células. São classificados em monoinsaturados,poli-insaturados, ou saturados.
A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, com funções especiais no equilíbrio homeostático, e em componente estrutural das membranas celulares e do tecido cerebral nervoso. Por essa razão, os “ácidos graxos especiais” devem ser incluídos na dieta alimentar.


Tipos

Ácidos graxossaturados

Estes ácidos são geralmente sólidos à temperatura ambiente. As gorduras contendo ácidos graxos saturados são chamadas de gorduras saturadas. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem banha, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras sólidas. O excesso de ingestão de gordura saturada pode aumentar os níveis decolesterol no sangue e aumentar o risco dedesenvolver doença arterial coronariana.

Ácidos graxos monoinsaturados

Os ácidos graxos monoinsaturados são encontrados no abacate, nozes, azeite de oliva e nos óleos de canola e de amendoim. Pesquisas relatam que o consumo de gorduras monoinsaturadas é benéfico na redução do colesterol LDL, também conhecido como "mau" colesterol, como também diminui orisco de se desenvolver doenças cardíacas.
Os monoinsaturados apresentam uma ligação dupla, na forma de dois átomos de carbono duplamente ligados entre si e, portanto, faltam dois átomos de hidrogênio. O nosso organismo produz ácidos graxos monoinsaturados a partir dos ácidos graxos saturados e os utiliza de várias formas.
O ácido graxo comumente encontrado em nosso corpo é o ácido oleico, que é oprincipal componente do azeite de oliva, bem como dos óleos de amêndoa, da noz-pecã, do caju, do amendoim e do abacate.

Ácidos graxos poli-insaturados

Os ácidos graxos poli-insaturados podem ser encontrados em óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja, óleos de peixe e também em oleaginosas como a amêndoa e a castanha.
Abrangem as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Os ácidosgraxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina. Esse grupo de ácidos graxos não pode ser obtido pela síntese de novo, mas pode ser sintetizado a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico presentes na dieta.
Estes não podem ser sintetizados pelos animais, sendo nutrientesessenciais da dieta. São as “gorduras boas” que são importantes para todas as células do corpo humano, pois exercem funções essenciais ao organismo.

Obtenção

Os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados "gorduras boas", por isso devem estar inclusos na dieta alimentar, uma vez que o corpo precisa deles para diversos fins. Principalmente os ácidosgraxos poli-insaturados (ácidos graxos essenciais) que confere ao organismo uma série de benefícios.
A partir da acidulação de borra de neutralização de óleo de soja
“A borra é o principal subproduto da indústria de refino de óleo de soja e é formada durante a etapa de neutralização do refino químico do óleo bruto. Ácidos graxos livres presentes no óleo são neutralizados através da adição desolução de álcalis, resultando em sabões. Esta borra, devido ao seu alto conteúdo de ácidos graxos saponificados, reduzido valor econômico e grande disponibilidade nas indústrias de óleo de soja e de biodiesel, é uma excelente matéria-prima para a obtenção de um concentrado de ácidos graxos livres.” (Niceia, 2009, 6)

Por cristalização do óleo de pescado fracionado por hidrólise enzimática
“Ácidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ácidos graxos
  • Acidos Graxos
  • acido graxo
  • Ácidos graxo
  • Ácidos Graxos
  • Ácidos Graxos
  • Ácidos Graxos.
  • Àcidos Graxos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!