ÁCIDOS, BASES E SAIS

Páginas: 22 (5331 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CURSO DE ENGENHARIA de produção












Ácidos, bases e sais












cURITIBA
2013















Ácidos, bases e SAIS

Relatório técnico apresentado na disciplina de Química.







Curitiba, maio de 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Objetivos 5
3 Metodologia 6
4 Resultados e Discussão 13
5 CONCLUSÃO 24
6 Referências 25
1Introdução
Neste relatório será trabalhado o conceito e a prática das funções inorgânicas ácidos, bases e sais que pela teoria de Arrhenius, identificou os íons presentes nessas soluções e a partir daí elaborou as seguintes definições:
Ácidos: São substâncias que em solução aquosa sofem ionização, liberando como cátions somente H+. O sabor azedo é uma de suas características assim como todas assubstâncias azedas, estimulam a salivação. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).

HxA → xH+ (aq) + Ax- (aq)

Bases ou hidróxidos: São substãncias que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila). Uma dasa características das bases é o sabor adstringente, que “amarra” a boca. Naturalmente esse não é um bom método para identificar uma base, porser extremamente perigoso. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).

C (OH)x → Cx+ (aq) + x OH- (aq)

Sal: É toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, produzindo pelo menos um cátion diferente do H+ e pelo menos um ânion diferente do OH-. Os sais geralmente apresentam sabor salgado e são sólidos, pois são compostos iônicos. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).

Na+Cl- (s)→ Na+ (aq) + Cl- (aq)

Indicadores de PH: Para a determinação de PH utiliza-se a água pura como ponto neutro, pois possui concentração 7, ou seja, nem ácida, nem básica. Dessa forma para determinar o pH usa-se a expressão matemática, em que [H+] é a concentração, em mol/L, de hidrogênio. (PH= - log [H+])
Com o estudo ácido-base desenvolvido por Arrhenius, se fez necessário à implementação de umaescala para poder medir o PH, através do conceito de concentração do íon hidrogênio na solução, auxiliado por uma operação matemática determinando assim em valores numéricos o valor do PH.
Indicadores são substâncias que mudam de cor em função de o meio ser ácido ou básico. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
Papel tornassol: O tornassol é extraído da planta líquen (encontrado na Holanda) efixado em papel poroso, pode se apresentar em três cores diferentes senda elas, vermelha, azul ou neutra. Tornassol vermelho é usado para testar bases, tornassol azul para testar ácidos e o neutro para testar os dois. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
Fenolftaleína: É um composto orgânico usado como indicador ácido-base, o composto é incolor em solução ácida e rósea em solução básica (comtransição de cores ocorrendo por volta de PH9). (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
Metil Orange ou Alaranjado de metila: É um composto que quando adicionadoa substância sendo ela básica adquire a coloração amarelada, e se a substância em questão for ácida será de um tom avermelhado. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).
Peagâmetro: É uma máquina especializada em medir o PH se substânciasfornecendo valores mais exatos. (João Usberco e Edgar Salvador, 2002).

Segundo Arrhenius, para efeito de nomenclatura, os ácidos são divididos em dois grupos sendo eles; ácidos sem oxigênio (hidráxidos) e ácidos com oxigênio (oxiácidos). Os ácidos podem ser classificados segundo outros critérios além da presença do oxigênio na molécula sendo eles, número de hidrogênio ionizáveis grau de ionização evolatilidade. Já as bases podem ser classificadas segundo três critérios, sendo elas, número de hidroxilas, solubilidade em água e força ou grau de dissociação. Em relação aos sais Arrhenius diz que quando um sal é insolúvel, na verdade se quer dizer que sua solubilidade em água é muito pequena, pois nenhuma substância é totalmente insolúvel, todos os sais de metais alcalinos e amônio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sais óxidos ácidos e bases
  • Acidos bases e sais
  • ÁCIDOS, BASES E SAIS
  • Ácidos, Bases e Sais
  • bases sais acidos
  • Ácidos, bases, sais e óxidos
  • Ácidos, bases e sais
  • Acidos bases e sais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!