Ácidos, Bases e Sais

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013

Escola Politécnica de Ensino Médio
Quimíca Inorgânica

Ácidos, Bases e Sais
Toni Cleber da Silva Nº 38
Curso Técnico de Química - 2º B
Profª Ariana Martins

Aplicação da química no Cotidiano



São José dos Campos, 09 de julho de 2013
1 OBJETIVO
Estudar Ácidos, bases e sais, e suas aplicações no cotidiano.

2 INTRODUÇÃO
Ácidos
Ácidos têm sabor azedo.
Seíons hidrônio são encontrados em uma solução, a solução é ácida em natureza. Íons hidrônio (ou hidroxônio) são os únicos íons com carga positiva (cátions) formados quando um ácido é dissolvido em água. Todas as propriedades de um ácido se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidrônio é H3O1+.
Ácidos são conhecidos como 'doadores de prótons.

Bases
Bases têm sabor amargo esão semelhantes ao sabão quando as tocamos.
Se íons hidroxila são encontrados em uma solução, a solução é básica em natureza. Íons hidroxila são os únicos íons com carga negativa (ânions) formados quando uma base é dissolvida em água. Todas as propriedades de uma base se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidroxila é OH1-.
Bases são conhecidas como 'aceitadoras de prótons.Sais
Um sal é definido como um composto formado pela substituição completa ou incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.
Um sal normal é formado pela substituição completa do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico enquanto um sal ácido é formado pela substituição incompleta do íon hidrogênio de um ácido por um radical básico.


3 ACIDOS, BASES E SAISOs ácidos no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa reação química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton". Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon oxônio (H3O+), diminuindo assim o pH da solução. Ácidos também reagem com bases para formar sais numa reacção de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostosaos ácidos.

Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo considerada a base às soluções que têm a 25 °C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) esão empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.

Em química, os sais um sal é um composto iônico que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e umânion diferente de OH- 1. Eles são tipicamente o produto de uma reação quântica entre:
Uma base e um ácido: forma-se um sal e água. Por exemplo:
2 NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O

Um metal e um ácido: forma-se água e hidrogênio. Por exemplo:
Mg + H2SO4 → MgSO4 + H2

Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. Por exemplo:
CO2 + CaO → CaCO3

Os íons que formam os sais podem serpoliatómicos (como o ânion fluoreto, F-, ou o cátion cálcio, Ca2+) ou poliatómicos (como o ânion sulfato, SO42-). Podem ainda ser inorgânicos (como o já referido sulfato) ou orgânicos (como o ânion acetato, CH3COO–).
Em geral, os sais formam cristais. Não são solúveis em lava mas sim em água, onde os dois íons se juntam. Os sais em geral têm um baixo ponto de fusão, elevada dureza e poucacompressibilidade. Se fundidos ou dissolvidos em água, conduzem electricidade, pois dissociam-se nos seus íons constituintes, passando estes a funcionar como electrólitos.
O sal mais popularmente conhecido é o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como "sal comum" ou "sal da cozinha", por ser largamente utilizado na alimentação humana.

1 APLICAÇÕES NO COTIDIANO E ILUSTRAÇÕES
Ácidos
Os ácidos são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sais óxidos ácidos e bases
  • Acidos bases e sais
  • ÁCIDOS, BASES E SAIS
  • Ácidos, Bases e Sais
  • bases sais acidos
  • Ácidos, bases, sais e óxidos
  • Ácidos, bases e sais
  • Acidos bases e sais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!