Ácido latico

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
ÁCIDO LÁTICO
O ácido lático é o nome comum do ácido 2-OH propiônico (CH3-CHOH-COOH) como um componente dos leites ácidos.
O acido lático é um acido orgânico natural que pode ser produzido por síntese química ou por fermentação . A vantagem significativa da produção biotecnológica por fermentação por poder utilizar matéria prima de baixo custo .
Ele foi isolado pela primeira vez em 1780 porum químico sueco Carl Wilhelm Scheele, e é um ácido carboxílico com a fórmula química (CH3-CHOH-COOH). Ele tem um grupo hidroxilo adjacente ao grupo carboxila, tornando - reconhecido o-se um ácido alfa hidroxi (AHA). O ácido láctico é encontrado principalmente em produtos de leite azedo, tais como:, iogurte e alguns queijos cottage. 
Um ácido mais fraco do que o ácido glicólico, o ácido láctico éconhecida como uma casca de ácido para a remoção de manchas solares, hiperpigmentação, manchas de fígado e descolorações da pele. A casca de ácido láctico é também recomendado para a redução da rosácea, uma vez que é mais suave do AHA cascas.
Atualmente 90% do acido lático é produzido anualmente pela fermentação , sendo o restante produzido sinteticamente a partir da hidrolise da lactronitrila.

Imagem da forma estrutural do acido lático (C3H603 )

PRODUÇÃO
Produção de ácidos por microrganismos
Os fungos e as bactérias podem ser usados pelo homem para obtenção de produtos com grande valor econômico.
As bactérias utilizadas industrialmente são as anaeróbias e microaerófilas, para a produção de ácido acético, lático, glucônico, propiônico e outros, ou para a produção dealimentos como queijos, picles, chucrutes, vinagres, leites fermentados e outros.
Os fungos também são usados na produção de ácidos por via fermentativa. Os principais ácidos são: cítrico, glucônico, itacônico, kógico, giberélico, fumárico, lático, gálico, ácidos graxos e outros.
As bactérias envolvidas nos processos para obtenção de ácidos são principalmente as do gênero Acetobacter e Lactobacillus.As bactérias podem formar inúmeros ácidos diferentes. São, no entanto, de maior interesse econômico algumas das bactérias produtoras de ácido lático, ácido acético e de ácido propiônico.
Os ácidos são provenientes da degradação anaeróbica de glicídeos por oxidação incompleta.
microrganismos
As bactérias láticas são organismos sem motilidade, em forma de bastonetes ou cocos, não esporulados,G+.
A denominação bactérias láticas, vem do fato que a energia na forma de ATP é obtida através da fermentação de carboidratos, produzindo ácido lático como principal produto final.
As bactérias láticas são todas anaeróbias aerotolerante que crescem prontamente na superfície de um meio sólido exposto ao ar.
Entretanto, elas são incapazes de sintetizar ATP por meio respiratório, um reflexo de suaincapacidade de sintetizar citocromos e enzimas contendo o grupo heme ( a porfirina que é o grupo prostético de algumas enzimas e proteínas).
Uma consequência da incapacidade de sintetizar hemeproteínas é que as bactérias láticas são catalase-negativas e portanto não podem mediar a decomposição de H2O2 de acordo com a seguinte reação: 2 H2O2---2 H2O + O2
A ausência de atividade de catalase,demonstrada pela ausência de formação de O2 quando as células são misturadas com uma gota de H2O2 diluído, é um dos mais úteis testes para o reconhecimento destes organismos, já que eles são virtualmente as únicas bactérias despojadas de catalase que podem crescer na presença de ar.
Certas bactérias láticas adquirem atividade de catalase quando desenvolvidas na presença de uma fonte de heme (ex., emmeio contendo hemácias).
Tais espécies sintetizam uma proteína denominada pseudocatalase, que pode combinar-se com heme suprido exogeneamente para produzir uma enzima com as propriedades da catalase.
Pseudocatalase é uma enzima contendo manganês que apresenta fraca atividade de catalase mesmo na ausência de heme. Tem sido demonstrado que essa enzima prolonga a viabilidade das células em fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ácido lático
  • Ácido Lático
  • Acido Latico
  • Ácido Lático
  • Acido Latico
  • Ácido lático
  • Isomeria do ácido lático
  • ÁCIDO LÁTICO E LIMIAR DE LACTATO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!