Ácido acetilsalicílico

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 26 de maio de 2013
Introdução

Ácido Acetilsalicílico
O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar.[2] É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: A vem de acetil; Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o in era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina. Em alguns países, Aspirina é ainda nome comercial registrado, propriedadedos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico.
O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador. Técnicas como filtração a vácuo e recristalização podem ser empregadas.

Síntese do ácido acetilsalicílico

Objetivo
Analisar o teor em massa de ácidoacetilsalicílico em comprimidos de analgésicos como Melhoral, AAS Adulto e AAS Infantil (parte 1), e posteriormente produzir cristais do ácido acetilsalicílico (parte 2).

Materiais e Reagentes
Parte 1
* 01 Balança analítica
* 01 Erlenmeyer de 250 ml
* 01 Proveta graduada
* 01 Bastão de vidro
* 01 Bureta
* Água destilada
* 01 Comprimido de melhoral
* 01 Comprimido de AASadulto
* 01 Comprimido de AAS infantil
* 20 ml de Etanol
* Solução alcoólica de fenolftaleína.
* Hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) (0,1 mol/L).
* 01 Pipeta de Pasteur.
Parte 2
* 01 Balança analítica.
* 01 Erlenmeyer de 50 ml.
* 01 Pipeta volumétrica de 5 ml.
* 01 Pera.
* 01 Pipeta volumétrica de 2 ml.
* 01 Pipeta volumétrica de 20 ml.
* 01 Pipeta dePasteur.
* 01 Papel de filtro.
* 2 g de Ácido salicílico.
* 5 ml de Anidrido acético.
* Ácido sulfúrico concentrado.
* Água destilada.

Procedimento
Analise do teor em massa de AAS

Pese um dos comprimidos e anote a massa obtida . A seguir, coloque-o em um erlenmeyer, adicione, com a ajuda da proveta graduada, 20 ml de água destilada e agite a mistura até que o comprimido tenhase desmanchado, se necessário, quebre o comprimido com um bastão.
Em seguida, com o auxilio da proveta, adicione cerca de 20 ml de etanol e agite para que a mistura seja total. Com a pipeta de Pasteur adicione 3 a 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína.
Encha a bureta com a solução de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), a seguir, inicie a titulação da solução do erlenmeyer até o aparecimentode um coloração rosada que persista por pelo menos 1 minuto. Anote o volume da solução de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) gasto para neutralizar o ácido acetilsalicílico. Após realizar o mesmo procedimento com os outros dois comprimidos não utilizados ainda.

Produzir cristais do ácido acetilsalicílico.
Pese 2 g de ácido salicílico e transfira-o para um erlenmeyer de 50 ml. Lentamente, com oauxilio da pipeta volumétrica, adicione 5 ml de anidrido acético ao frasco. Adicione, com cuidado, três gostas de ácido sulfúrico concentrado à mistura, agite suavemente. Após, coloque o frasco em banho-maria por aproximadamente 15 minutos, devendo, as vezes, agitar a mistura.
Com o frasco ainda em banho-maria, pipetar 2 ml de água destilada, cuidado, pois poderá liberar vapores. Continue agitandopor mais 3 minutos.
Retire o frasco do banho-maria, adicione com a respectiva pipeta volumétrica 20 ml de água destilada e deixe-o em repouso enquanto os cristais de aspirina se formam.
Pese o papel filtro (anote o peso), faça desse papel um funil e separe os cristais por meio de filtração. Lave o solido ainda no funil e deixe-o filtrar, após deixe-os secar ao ar.

Resultados
Melhoral:
M...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ácido acetilsalicílico
  • Ácido acetilsalicilico
  • Acido acetilsalicilico
  • Acido acetilsalicílico
  • acido acetilsalicilico
  • Ácido acetilsalicilico
  • ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
  • acido acetilsalicilico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!