ólpçipipupoipi

759 palavras 4 páginas
Exercícios de Termometria
1. A fim de diminuir o risco de explosão durante um incêndio, os botijões de gás possuem um pequeno pino com aspecto de parafuso, conhecido como plugue fusível. Uma vez que a temperatura do botijão chegue a 172° F, a liga metálica desse dispositivo de segurança se funde, permitindo que o gás escape. Em termos de nossa escala habitual, o derretimento do plugue fusível ocorre, aproximadamente, a: a)69° C; b) 78° C; c) 85° C; d) 96° C; e) 101° C 2. Um estudante traduziu um texto, originalmente em língua inglesa, no qual se dizia que no Estado da Califórnia está a região mais quente do planeta, conhecida como “Vale da Morte”. Como desejava uma tradução perfeita, também converteu o valor da maior temperatura registrada naquele local, encontrando 57° C. Supondo-se que a conversão tenha sido feita corretamente, a versão original que estava escrita, na escala Fahrenheit, tinha o valor de: a) 13,7° F; b) 44,6° F; c) 120,6° F; d) 134,6° F; e) 192,0° F 3.
Quando se deseja realizar experimentos a baixas temperaturas é muito comum a utilização de nitrogênio líquido como refrigerante, pois seu ponto normal de ebulição é de -196° C. Na escala Kelvin, esta temperatura vale:
a) 77 K; b) 100 K; c) 196 K; d) 273 K; e) 469 K 4. Foram colocados dois termômetros em determinada substância a fim de medir sua temperatura. Um deles, calibrado na escala Celsius, apresenta um erro de calibração e acusa apenas 20% do valor real. O outro, graduado na escala Kelvin, marca 243. A leitura feita no termômetro Celsius é de: a) 30°; b) 6°; c) 0°; d) -6°; e) -30° 5. Normalmente, o corpo humano começa a “sentir calor” quando a temperatura ambiente ultrapassa a marca dos 24° C. A partir daí, para manter seu equilíbrio térmico, o organismo passa a eliminar calor através do suor. Se a temperatura corporal subir acima de 37° C, é caracterizada como hipertermia e abaixo de 35° C, hipotermia. Se a temperatura de uma pessoa

Relacionados