Árvore genealógica Wing Chun

623 palavras 3 páginas
A História do Wing Chun citada abaixo é baseada nas histórias contadas pelo Mestre Ip Ching (um dos filhos do Grande Mestre Ip Man).
Diz a lenda que Ving Tsun (Wing Chun) foi desenvolvido por Ng Mui, uma abadessa budista, num monastério Shaolin em Monte Sung, na província de Honan. Durante o governo do Imperador K’angshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhadas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério, que foi ao chão. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, Ng Mui conheceu Yim Wing Chun, a filha de um mercador em uma vila próxima. Yim Wing Chun tinha atraído a atenção de um valentão local, assim Ng Mui levou Yim Wing Chun sob sua tutela e lhe apresentou o Kung Fu. Ng Mui havia percebido vários pontos fracos de outros sistemas de Kung Fu de Shaolin, por isso desenvolveu e ensinou a Yim Wing Chun uma nova arte. Conforme o tempo passou, o sistema de Kung Fu se tornaria conhecido como Wing Chun, a primeira aluna de Ng Mui.
Ng Mui
Agora, se Ng Mui e Yim Wing Chun existiram ou não, realmente não sabemos, pois não existem provas. O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado e está documentado na história dos livros da ópera chinesa é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng.
Há um outro documento que diz que Wong Wa Bo era um ator de uma ópera, que viajou no “Barco Vermelho” e que sabia Wing Chun (alguns dizem que ele aprendeu de Leung Lan Kwai). Durante suas viagens, ele disse ter conhecido Leung Ye Tay, que trabalhou no pólo do seu barco, ou seja, ele empurrava as embarcações em vias navegáveis. Leung Ye Tay foi também um estudante de Kung Fu, e tinha aprendido o ‘Lok Dim Boon Kwan’ (Técnica de Bastão longo do Wing Chun) de Gee Shin, que tinha a fama de ser um dos cinco monges

Relacionados

  • Revista Doutrina Militar Terrestre 3
    41225 palavras | 165 páginas