“TEMPOS MODERNOS” E O FLORESCIMENTO DO MUNDO MODERNO

799 palavras 4 páginas
FILIPE OLIVEIRA LOPES DA SILVA

“TEMPOS MODERNOS” E O FLORESCIMENTO DO MUNDO MODERNO

FAN/FGV – FACULDADE DE ADMINSTRAÇÃO E NEGÓCIOS
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS
MACEIÓ, 05 DE MARÇO DE 2012
“TEMPOS MODERNOS” E O FLORESCIMENTO DO MUNDO MODERNO

O filme faz uma crítica ao capitalismo e ao modelo industrial mostrando a condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30 nos Estados Unidos. Além disso, Chaplin faz uma crítica às transformações sociais e culturais resultantes da revolução industrial. Um filme que escapa e critica aos sistemas capitalistas e comunistas da época.

1. A Metrópole e suas proporções desumanas
Chaplin inseriu o filme dentro dos Estados Unidos do final dos anos 20, mostrando a grandeza do crescimento econômico e do processo de industrialização que se via presente nas cidades. As cidades sofriam um processo de expansão populacional, geográfico e social, mas não necessariamente ordenado. Uma das críticas do filme é em relação a este crescimento desordenado, que em suma, levou as cidades a apresentarem condições desumanas para grande parte da população. A fome, a miséria, o processo de favelização e o desemprego são exemplos bem marcantes.
A cena em que Carlitos (personagem de Chaplin) é sugado para dentro das engrenagens da fábrica não apenas mostra os riscos que os operários corriam durante sua jornada de trabalho, faz também uma advertência, de que o homem estava se tornando parte do sistema capitalista, sendo sugado para dentro dele, de uma forma desumana e robótica, como se fosse apenas mais uma de suas engrenagens.
2. As desigualdades sociais
O filme retrata um intenso processo de desigualdade social. O personagem de Chaplin, após sair da clínica de reabilitação, encontra uma situação de total desemprego e fome, decorrente da grande depressão que se seguiu após a quebra da bolsa em 1929. Mesmo assim, algumas famílias desfrutam do ideal burguês, com o

Relacionados

  • Administração estratégica
    16067 palavras | 65 páginas
  • Graduação
    28256 palavras | 114 páginas
  • fisiologia
    124289 palavras | 498 páginas