“RESUMO DOS TEMAS – DISFUNÇÕES SEXUAIS; TRANSTORNOS ALIMENTARES; DEPENDÊNCIA QUÍMICA”

1240 palavras 5 páginas
FACULDADE DE SINOP
CURSO DE PSICOLOGIA

BRUNA BARICHELLO DALASTRA

TAE I – 2º Bimestre
“RESUMO DOS TEMAS – DISFUNÇÕES SEXUAIS; TRANSTORNOS ALIMENTARES; DEPENDÊNCIA QUÍMICA”

Trabalho Acadêmico em exigência da Disciplina de Clínica II – TCC do 8º Semestre-Matutino de Psicologia da FASIPE, como requisito de Nota. Sob a orientação da Professora Carla Florido Bertocco.

Sinop/MT
2014

TERAPIA COGNITIVO – COMPORTAMENTAL NAS DISFUNÇÕES SEXUAIS: A sexualidade humana compreende a inter-relação do envolvimento dos fatores biológicos, psicológicos e socioculturais; não se manifestando somente nas genitais, mas no corpo todo, podendo ser estimulado por inteiro. Abrangendo conceitos de identidade de gênero, identidade sexual, orientação sexual e o comportamento sexual. A resposta sexual é composta por – desejo, excitação, orgasmo, resolução. Estimulo – porta de entrada para a toda resposta sexual. Depende de boa percepção e recepção. Precisa desligar-se; e concentrar-se no próprio corpo (nas vontades, sensações, caricias). Fase de Platô – quase máximo da excitação, dura de dois a 15 minutos, sendo a mais prazerosa nas mulheres. Sensação de que o orgasmo está próximo. Disfunção sexual – conceito segundo o DSM-IV – Impossibilidade de cumprimento da norma orgânica funcional da sexualidade, de causa orgânica ou psicossocial. Transtornos do desejo sexual – deficiência ou ausência de fantasias ou desejo de ter atividade sexual, essa perturbação causa sofrimento ou dificuldade interpessoal. As causas do transtorno sexual são psicológicas ou orgânicas. Transtornos da excitação sexual: Transtorno erétil masculino – incapacidade persistente ou recorrente de obter ou manter uma ereção adequada até a conclusão da atividade sexual. Transtornos do orgasmo:
Transtorno orgasmico feminino – atraso ou ausência persistente ou recorrente de orgasmo após uma fase normal de excitação sexual;
Transtorno orgasmico masculino – atraso ou ausência persistente ou recorrente de

Relacionados