“REFLETINDO SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO-EDUCACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA

592 palavras 3 páginas
1-O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
Resposta
Somos seres históricos, pois nossas ações e pensamentos mudam com o tempo, à medida que enfrentamos problemas na vida pessoal, social, cultural e também da experiência coletiva. Cada geração assimila a herança cultural de seus antepassados, através de uma educação difusa, com isso aprendemos com o passado realizamos no presente e buscamos transformações para o futuro. Cada geração tem suas características sociais, culturais educacionais, que influenciam assim na formação da natureza humana. Somos um produto do tempo e o meio em que vivemos.
Significa afirmar que somos a essência do que está por vir, e que nossa história será o alicerce para as futuras gerações, para eles decidirem quem serão e como agirão nas diversidades futuras.
Como dizia PAULO FREIRE “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Todos de saber o que fomos para saber o que seremos."
2-Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstrução do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Resposta
A preservação da memória histórica, a reconstrução do passado e o relato dos acontecimentos são de extrema importância nos dias de hoje, importantes para que entendamos a nossa realidade, saber a explicação. Mas muitas vezes um mesmo fato histórico é contado de pontos de vistas diferentes, vinda de pessoas diferentes que analisaram os fatos de acordo com o seu entendimento e assim formando suas conclusões. Outro ponto é que com o tempo a história pode ir se modificando, com os avanços e com estudos ela vai tomando novas formas, sendo analisada por outros ângulos, assim surgindo novas versões da mesma história, mas mantendo sempre a mesma essência.3-Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
Resposta
1º argumento:
Neste argumento ele apresenta a

Relacionados

  • Cole O Sinopses V
    155139 palavras | 621 páginas