“COZINHANDO O GALO”

1653 palavras 7 páginas
“COZINHANDO O GALO”

Depois de longo tempo, eis que sou testemunha de um carro parando em frente ao painel do projeto “UMA MENSAGEM PARA VOCÊ’ e logo identifico aquele cara que tem tanto entusiasmo equivalente a sua altura bem acima da média: o apresentador de um programa de TV, Du Beltramelli. Um ‘mensageiro’, que para não gerar congestionamentos no trânsito nos cumprimentamos e por pura xeretice minha perguntei: “Continua lá no Cozinhando o Galo, o que ele confirmou positivamente. E lá foi ele com, mais uma mensagem e eu pensando no ‘cozinhando o galo”.
Interessante escolha do nome de seu programa na SRTV, que trata de cozinha e suas receitas especiais. Eu de cozinha não entendo nada, embora seja um especialista.com direito a mestrado, em lavar pratos, somente isto.
Mas, o ‘cozinhando o galo”, pensei se era porque a carne do galo seria carne mais dura que a da galinha? Será que foi justamente para provocar maior impacto, pois cozinhar a galinha é trivial, comum e com tal título estaria se projetando para algo menos comum?
E, lá se foram tantos pensamentos e, sei lá porque razões, o ‘cozinhando o galo’ induziu a reflexões sobre o comportamento humano, nas organizações e mesmo no plano individual, concluindo que tem pessoas que passam a vida ‘cozinhando o galo’. Senão vejamos.
Pesquisando sobre tal expressão encontrei os sinônimos e antônimos como: sinônimos: fazer cera, enrolar, tapear, embucha, retardar, não adiantar, fazer corpo mole, simular, entre outros.
Já na relação dos antônimos, temos alguns como: apressar, prontidão, rapidez, determinação, além de outros mais. Aqui então temos os dois lados da nossa moeda, que é pano de fundo do competente programa “Cozinhando o Galo na TV”. Em nosso país, nas organizações em geral, nas relações entre consumidores e prestadores de serviços; enfim nas relações interpessoais (profissionais ou sociais) creio que é muito comum constatar que os sinônimos do “cozinhando o galo” é muito comum, freqüente e até ritual

Relacionados