ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ORTOPÉDICOS

688 palavras 3 páginas
ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ORTOPÉDICOS Um Estudo de Caso Clínico

O paciente ortopédico requer uma atenção especial quando trata-se de lesões de pele; por este apresentar, de forma agregada ou isolada, ferimentos de etiologia cirúrgica (incisão ou excisão); traumática (agressão mecânica, térmica ou química) e, crônica (fisiopatologia subjacentes, por exemplo, a úlcera de pressão).
Úlceras por pressão são definidas como áreas localizadas de isquemia e necrose tecidual, que desenvolvem-se pela compressão prolongada dos tecidos moles entre proeminências ósseas e a superfície externa.

As úlceras podem ser classificadas por estágios:
Úlcera Grau I: Caracterizada por hiperemia em pele íntegra.
Úlcera Grau II: Caracterizada por isquemia e epiderme/derme rompida.
Úlcera Grau III: Caracterizada por lesão de tecido subcutâneo, podendo estender-se a fáscia muscular, podendo haver necrose ou não.
Úlcera Grau IV: Caracterizada por lesão em tecido muscular e ósseo, podendo haver necrose ou infecção.

Traçar intervenções de Enfermagem para os pacientes acometidos por Úlceras de Pressão, mostrando a importância do Enfermeiro para pacientes acometidos por UP.

Os dados da paciente foram coletados em seu prontuário médico, durante a prática da disciplina Saúde do Adulto II, sob supervisão do professor Josielson Costa, no hospital Ernesto Simões Filho, na Unidade de Clínica Ortopédica.

Paciente S. N. 60 anos, oriundo de Seabra–Ba, admitido na Unidade de Clínica Ortopédica do Hospital Ernesto Simões Filho, para realização de cirurgia por fratura do colo do fêmur E. Durante período de internamento, a paciente apresentou Úlceras por Pressão em região trocantérica e sacra, sendo de grau II e grau III, respectivamente. A paciente é portadora de Doença de Parkinson desde os 33 anos.
Ao exame geral, a paciente apresentou-se debilitada, emagrecida, descorada, referindo algia no MSD, local de AVP com sinal de infiltração e nas

Relacionados