Óptica geométrica-unid.temática-12 aulas

4596 palavras 19 páginas
Universidade
Curso:
Disciplina:
Professor(a):
Aluno:
Data:

UNIDADE TEMÁTICA – ÓPTICA GEOMÉTRICA
MONTANDO CONCEITOS

Introdução
Objetivo: Fornecer subsídios a professores e alunos do 2º ano do ensino médio para o estudo da ótica geométrica, através de atividades e experimentos simples acompanhados da fundamentação teórica necessária.
Princípios que embasam a abordagem proposta: O alto nível de abstração exigido pela simples leitura de material didático associado aos conceitos característicos da disciplina e a falta de interesse pelas aulas, talvez por culpa do método aplicado, dificultam o aprendizado do aluno. Apesar de ser um desafio a elaboração de material didático, acreditamos que a aplicação de aulas diversificadas, tenta amenizar este contra-senso da educação.
Direcionamento para apropriação do material como suporte didático: A utilização da tecnologia gratuita disponível na internet, as experiências de outras instituições de ensino e a infinidade de material didático pesquisado para a elaboração deste material propiciam uma forma de o aluno interagir mais efetivamente com a disciplina, tentando assim, ajudar na construção do seu conhecimento.

Aula 01
A Luz e a Óptica Geométrica
Dando início ao estudo da parte da Física, certos fenômenos luminosos podem ser estudados sem que se conheça a natureza da luz. Bastam, para tanto a noção de raio de luz, alguns princípios fundamentais e considerações de Geometria. O estudo desses fenômenos constitui a Óptica Geométrica.
Para o estudo da Óptica Geométrica, vamos conceituar a luz como sendo um ente físico capaz de sensibilizar a nossa visão. Logo, é através da luz que enxergamos.

Fontes de luz
Todo corpo que emite luz é denominado fonte de luz. O sol e as outras estrelas do universo são corpos luminosos naturais (possuem luz própria). Os corpos iluminados (não possuem luz própria), como a Lua e os planetas, refletem tanto a luz natural do Sol quanto a luz artificial que recebem de outros corpos

Relacionados