índio cariris e sabujás

557 palavras 3 páginas
UNEB- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DISCIPLINA- MATEMÁTICA I
DOCENTE -ARANDIBE
DISCENTE - MARILHA DE OLIVEIRA DOS SANTOS

OBJETIVOS PARA “ENSINAR” NUMEROS.
É um erro querer extrair explicações pedagógicas dos termos tratados anteriormente retratando os dos contextos global da teoria de Piaget. Para ele, a finalidade da educação é desenvolver a autonomia da criança, que é, indissociavelmente, social, moral e intelectual.
A aritmética,assim como qualquer outra matéria, deve ser ensinada no contexto desse objetivo amplo. Um exemplo de autonomia intelectual é o de Copérnico, que inventou a teoria heliocêntrica, e publico-a em 1543, quando todos os demais acreditavam que o sol girasse em torno da terra.
A autonomia como finalidade de educação requer que as crianças não sejam levadas a dizer coisas nas quais não acreditam com sinceridade , também a maneira de manter crianças e adultos sob nosso controle e desenvolvida através do uso dessas sanções e as escolas utilizam infelizmente as estrelas de ouro,os prêmios de boa conduta para conseguir que as crianças sejam “boas”.
Pesquisas feitas por Mackinnon e Renner (197),e por Schwebel(1975) mostraram que os estudantes das primeiras series dos cursos universitários de graduação não estão preparados para ser críticos, intelectualmente autônomos e capazes de pensar de maneira bastante lógica.
Prosseguem afirmando que as escolas secundarias, não ensinaram os estudantes a pensar logicamente e que se os professores destas escolas não enfatizam o pensamento lógico, devemos indagar sobre quem os treinou.
Gostaria de enfatizar, contudo, que a teoria de Piaget não implica somente a criança de outra maneira de ensinar aritmética. Ela implica metas que são fundamentalmente diferentes,pois existe uma enorme diferença,quando a aritmética, ou qualquer outra matéria, é ensinada num contexto onde se tenta a autonomia das crianças. A construção do número como principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas

Relacionados

  • História Pataxó Hãhãhãe
    5074 palavras | 21 páginas
  • 08
    6005 palavras | 25 páginas
  • bahia e inquisiçaõ
    86377 palavras | 346 páginas
  • feridas cronicas
    17549 palavras | 71 páginas