Índice de Satisfação de Necessidade de Água (WRSI) na Cultura de Feijão Vulgar (Phaeseolus vulgaris L.) no Distrito Sussundenga.

2430 palavras 10 páginas
I. INTRODUÇÃO
O índice de satisfação de água (WRSI) é um indicador de desempenho de culturas com base na disponibilidade de água para a cultura durante a estação de crescimento. Estudos da FAO têm mostrado que WRSI pode estar relacionado com a produção de culturas de rendimento utilizando uma função de redução linear específica a uma cultura (FAO, 1977; FAO, 1979; FAO, 1986).
Verdin e Klaver (2002) demonstraram recentemente a aplicação regional da WRSI em um ambiente de modelagem grade baseada em células para a África Austral. Senay e Verdin (2003) revisaram e ampliaram a aplicação espacial do modelo em um modo operacional para o resto da África, América Central e no Afeganistão.
O WRSI por um lado é baseado no fornecimento de água e da exigência da cultura durante a estação de crescimento. É calculada como base na razão entre a evapotranspiração real sazonal/potencial ou de referência (ETo) e o requisito de culturas sazonal água (WR): A Eto é um termo variante de região para região, ou seja, é dependente única e exclusivamente das condições climáticas presentes no local, portanto ela representa a demanda hídrica da região. Antigamente era chamada de evapotranspiração potencial e equivalia a evapotranspiração de uma superfície gramada. Hoje foi assim definida pela FAO (1997): ETo representa a evapotranspiração de uma cultura hipotética, de porte baixo (12 cm), com reflectividade (albedo) de 0,3, uma resistência aerodinâmica de 70 s/m.
Sua determinação pode ser feita de diversas formas, porem, para que se chegasse a um consenso nesse resultado, foi tomada como padrão a equação de Penman-Monteith – FAO. Sempre que o conteúdo de água no solo está acima do nível de esgotamento máximo permitido (com base no tipo de cultura), a ETo será igual a WR, ou seja, sem estresse de água. Mas, quando o nível de água no solo é inferior ao nível de esgotamento máximo permitido, a ETo será inferior WR em função do seu teor de água no solo remanescente

Relacionados