Ética no exercio da profissão contabil

1676 palavras 7 páginas
1. Ética no exercício da profissão contábil

Com base na etimologia das palavras, Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (costumes, de onde se derivou a palavra moral.). Historicamente vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a Ética: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich dentre outros.
Segundo Pegoraro (1999:11) "[...] somente o ser humano é ético ou aético", pois é a partir do "agir" do ser humano que sua imagem é construída, logo o seu uso determina os limites comportamentais da sociedade, do contrário perdem-se nos caminhos que levam a desonestidade e desumanidade. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito.
Portanto, sendo a ética uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Tendo em vista que, a base da ética é a verdade, e quem se apresenta como profissional e não zela por sua competência na orientação técnica exigida pelos serviços a seu cargo, falta com a verdade e atenta contra a ética.
A ética para o profissional contábil tem seus preceitos e um código de conduta próprio, que é o Código de Ética profissional do contabilista, aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através da Resolução 803/96, visto que os profissionais de contabilidade, no exercício de sua profissão, produzem informações que atendem diretamente a "vida" das pessoas, das entidades, do Fisco, de investidores, de clientes, credores e demais usuários sem beneficiar qualquer um em particular.

2. Case

A Olympus é

Relacionados

  • ETICA NA CONTABILIDADE
    1264 palavras | 6 páginas
  • contabilidade intermediaria
    13509 palavras | 55 páginas