ÉTICA NA INDAGAÇÃO E QUESTIONAMENTO DA REALIDADE COTIDIANA DO PROFESSOR

552 palavras 3 páginas
Carl Rogers, memorável psicólogo norte-americano, em um de seus célebres pensamentos, diz o seguinte: “Por aprendizagem significativa, entendo aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência.”

É com este pensamento que apresentamos a você a disciplina de Seminário da Prática referente ao módulo I. As disciplinas que você estudou, ao longo deste módulo, relacionam-se às áreas humana e pedagógica, portanto, contribuem significativamente para sua evolução pessoal e profissional.

Partindo deste pressuposto, a equipe pedagógica do Núcleo de Educação a Distância propõe, como tema a ser desenvolvido na disciplina Seminário da Prática I, reflexões relacionadas à ÉTICA NA INDAGAÇÃO E QUESTIONAMENTO DA REALIDADE COTIDIANA DO PROFESSOR. Esta proposta tem por objetivos a) Compreender o significado da ética e seus princípios norteadores; b) Conhecer os fundamentos ético-morais do exercício profissional; c) Aprofundar os conhecimentos acerca dos princípios e valores morais de nossa sociedade.

Portanto, é chegada a hora de sistematizar este conhecimento através da prática educativa. Neste sentido, a disciplina Seminário da Prática I consiste no desenvolvimento de atividades de caráter investigativo que perpassam a dinâmica curricular do seu curso de graduação.

Neste espaço, você poderá refletir, questionar-se, analisar e compreender criticamente aspectos referentes ao exercício da sua futura profissão.

A pesquisa poderá ser desenvolvida em grupos de até quatro pessoas e deverá ser definida no primeiro encontro da disciplina. O primeiro encontro é, portanto, destinado à apresentação da temática e à explicação sobre o funcionamento das atividades.

A principal fonte de informações para a realização deste Seminário da Prática do módulo I é por meio da pesquisa documental. Esta pode ser realizada com leituras pertinentes ao tema encontradas em

Relacionados

  • Inclusão dos adolescentes no mercado de trabalho através da seleta de campo grande-ms
    8915 palavras | 36 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas
  • Educação infantil e a ludicidade
    24973 palavras | 100 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas