çlmlnkjnhbgfghjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

590 palavras 3 páginas
Quadro das principais relações sintático-semânticas
Classificação da relação Principais elementos articuladores adição e, também, ainda, não só, mas também, além disso oposição/concessão mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, embora, apesar de, mesmo que explicação/causalidade porque, pois, visto que, uma vez que, já que comparação tal qual, mais que, menos que, como condição se, caso, desde que, quando alternância ou disjunção ou...ou, ora...ora, seja...seja, quer...quer temporalidade/proporção no momento em que, à medida que, quando, enquanto, quanto mais...mais, à proporção que finalidade a fim de, com o objetivo de, para conformidade segundo, conforme, de acordo com, como conclusão portanto, assim, logo
1. Conectivos

As relações sintático-semânticas permitem a conexão entre as orações e, por serem tão importantes, é bastante válido que você aprenda algumas dessas conjunções e as suas influências.

Assim, quando você se tornar bem íntimo delas, terá mais segurança na hora de aplicá-las e, com certeza, seu texto será mais claro e coerente, já que você conseguirá estabelecer com mais facilidade as conexões em seu texto.

2. Estruturas sintáticas

Ao revisar seu texto verifique se os verbos que você utilizou estão sendo aplicados de maneira adequada e se estão dizendo realmente aquilo que você pretendia, isto é, veja se existe um verbo mais específico, que não dê margem para o seu leitor interpretar de forma equivocada.

Ao fazer essa revisão é bom checar se os complementos verbais que você utilizou estão de acordo e também as preposições, para evitar problemas de regência, por exemplo.
3. Períodos Longos

Quando escrevemos períodos muito longos as chances de cometermos erros aumentam consideravelmente. Portanto, opte por escrever períodos mais curtos e objetivos. Você perceberá que essa tática auxilia inclusive na pontuação correta de seu texto. Veja um exemplo:

Em 1988 o time foi profissionalizado por ocasião

Relacionados