çiufçiyfv ç.iy

2869 palavras 12 páginas
Trabalho
De
Geografia

Escola de Ensino Médio Murilo Braga
Aluno: Francisco Aurélio Fontenele Viana
Ano: 2º “A”
Professora: Inês de Fátima

Temas:
Amazônia Brasileira
Envelhecimento da População Brasileira
Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasileira
Geografia Africana

Geografia Africana
A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É o segundo contennte mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilhão de pessoas (estimativa para 2005 ), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.
Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida), pelo menos 21 são africanos. Apesar disso existem alguns países com um padrão de vida razoável, mas não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. A Líbia, Maurícia e Seicheles têm uma boa qualidade de vida. Ainda há outros países africanos com qualidade de vida e índices de desenvolvimento razoáveis, como a maior economia africana, a Africa do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Principe.
População
O continente africano possui quase 900 milhões de habitantes, cerca de 14% da população mundial - a maior taxa de crescimento demográfico: 2,3% ao ano, no período entre 2005 e 2010, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP) e registra taxas anuais de natalidade de 4,0% e de mortalidade em 2,0%.
A distribuição da população pelo espaço do continente é muito irregular. O vale do Nilo, por exemplo, possui densidade demográfica de 500 habitantes por quilômetro quadrado, enquanto os desertos e as florestas são praticamente despovoados. Outros pontos de alta densidade são o Golfo da Guiné, as áreas férteis em torno do Lago Vitória e alguns trechos nos extremos

Relacionados