çhogph

840 palavras 4 páginas
Conceito de ácidos
Um ácido é uma substância que, em dissolução, fomenta e intensifica a concentração de íons de hidrogênio. Em combinação com as bases, um ácido permite formar sais. Por outro lado, a noção de ácido (que provém do latim acidus) refere-se àquilo que tem um sabor amargo ou semelhante ao vinagre.
Existe uma grande quantidade de ácidos. O ácido acético, por exemplo, é um líquido incolor e do odor picante, que se produz através da oxidação do álcool etílico e que é usado na síntese de produtos químicos.
O ácido acrílico é solúvel em água, forma facilmente polímeros e é aplicado na produção de materiais plásticos e de tintas.
O ácido benzoico, por sua vez, é um sólido que é utilizado na indústria farmacêutica. Igualmente sólido é o ácido bórico, com usos antissépticos e industriais.
Há ácidos que são gases, como o clorídrico, formado por cloro e hidrogênio. Trata-se de uma substância corrosiva, que se obtém a partir do sal comum e que costuma ser usado dissolvido em água.
O ácido cítrico, por outro lado, é aquele que está contido em vários frutos, como é o caso do limão. Tem um sabor acre e é bastante solúvel em água.
O ácido desoxirribonucleico é aquele que compõe o material genético das células e que apresenta, na sua sequência, a informação para a síntese de proteínas.
A desinfecção (ácido fé Nico, ácido salicílico), a gravação de vidro (ácido fluorídrico) e a tinturaria (ácido tartarizo) são outras das possíveis aplicações que são feitas aos diversos ácidos existentes.
Ácido, no âmbito da química, é um composto capaz de transferir prótons (H+) numa relação química – por tal pode ser chamado também de "doador de próton".
Numa solução aquosa pode reagir com a molécula de água formando o íon ozônio (ou Hidrônio, H3O+), diminuindo assim o pH da solução.
Ácidos também reagem com bases para formar sais numa relação de neutralização. Sendo assim as bases são os análogos opostos aos ácidos.
CONCEITOS DE BASE
Bases são compostos que em solução

Relacionados