ÁRVORE DE CAUSAS DIAGRAMA DE ISHIKAWA

590 palavras 3 páginas
PANTOJA

SEGURANÇA NO TRABALHO
ÁRVORE DE CAUSAS
DIAGRAMA DE ISHIKAWA

BELÉM-PA
2014

PANTOJA

SEGURANÇA NO TRABALHO
ÁRVORE DE CAUSAS
DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Trabalho de segunda avaliação Árvore de causas

BELÉM-PA
2014

Árvore de causas
E um método de analise baseado na teoria de sistemas utilizados para a analise das causa deve a pontar todas as falhas que antecedem ao evento final. O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma fuga dos padrões o que tem relação direta com acidentes.
São apresentados dois acidentes do trabalho típicos e atípicos o corridos em empresa de grande porte, investigados como o método de arvore de causas ADC, método que promete identificar o papel desempenhado por fatores gerencias e de organização de trabalho no desencadeamento desses fenômenos.
Os casos apresentados relevam a participação ,na gênese do acidente, de fatores como designação temporária e improvisada de trabalhadores para funções e posto de trabalho, execução de tarefas deixadas a iniciativa e ao arbítrio dos trabalhadores, falta de ferramentas e de matérias apropriados a execução de tarefas e falhas na circulação de informação, entre outros são também analisados as indicações para o uso do método, suas potencialidades em termos de prevenção bem como as implicações de correntes de dificuldades de aplicação de necessidades treinamento e reciclagens do dispêndio elevado do tempo para investigar cada acidente. Palavra chave – saúde do trabalhador, acidente no trabalho, método de arvore de causas.
O método de arvore de causas ele é baseado na teoria dos sistemas, o qual a borda o acidente como fenômeno complexo, pluricausal e revelados de disfunção na empresa considerada como um sistema sócio técnico aberto. Sua aplicação exige reconstrução detalhada e com

Relacionados