Ácdio acetilsalicílico

1063 palavras 5 páginas
ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

1- Alunos de gradução em Farmácia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.

2- Professor da Matéria de Planejamento de Fármacos.

RESUMO
A presente pratica feita no laboratório de química 2 teve como objetivo obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. A reação acontecerá na presença de ácido sulfúrico que atua como catalisador. E também Determinar o teor de ácido salicílico em amostra comercial e na produzida em sala.
O Ácido Acetilsalicílico é indicado nos casos de dor de cabeça, nevralgias, pós-operatórios, entorses, distensões e contusões, cólicas menstruais, dores de dente, resfriados e diversos estados febris. Como anti-inflamatório na artrite reumática, osteoartrites, entre outras inflamações. É usado também para tratar a agregação plaquetária.

INTRODUÇÃO

O ácido salicílico é um ácido carboxílico. É um monoácido encontrado na casca do salgueiro e muito utilizado em sínteses orgânicas, atuando também como um hormônio vegetal. É usado principalmente como queratolítico em tratamentos estéticos, mas também possui propriedades analgésicas e antipiréticas, apesar de não ser mais utilizado dessa forma por agredir a mucosa estomacal. Atualmente é utilizado para este fim o ácido acetilsalicílico, um pró-fármaco inativo que após biotransformação torna-se ácido salicílico e atua no organismo sem irritar o estômago.
O acido acetilsalicílico é um fármaco do grupo dos antiinflamatórios não esteróides (AINE), utilizado como antiinflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetário. É, em estado puro, um pó cristalino branco ou cristais incolores, pouco

solúveis na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter. Um dos medicamentos mais famosos à base de acido acetilsalicílico é a Aspirina.

O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido

Relacionados