Y’LARA SANTOS GANDRA LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR NA ATIVIDADE ESPORTIVA COM ÊNFASE NO TRATAMENTO PÓS-OPERATÓRIO

533 palavras 3 páginas
Y’LARA SANTOS GANDRA

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR NA
ATIVIDADE ESPORTIVA COM ÊNFASE NO TRATAMENTO PÓS-OPERATÓRIO

VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
2013

O ligamento cruzado anterior (LCA) faz parte da articulação do joelho, origina-se na área intercondilar anterior da tíbia, e se fixa à parte posterior da face medial do côndilo lateral do fêmur. É a principal estrutura que controla o deslocamento anterior dessa articulação, ou seja, impede a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur, e, por ele ser o ligamento mais fraco em comparação ao ligamento cruzado posterior é mais frequente a lesão. (MOORE, 2007).
Segundo Camanho et al (2003), o crescente número de indivíduos envolvidos em atividades esportivas tem ocasionado aumento significativo das lesões ligamentares do joelho, sendo que 50% dessas são lesões referentes ao LCA. Segundo Amatuzzi (2004), essa lesão do ligamento cruzado anterior é a lesão do jovem que pratica esporte.
Segundo Dionísio e Pini (1997), as lesões do LCA se destacam entre as lesões do joelho, fato este devido à importância do papel biomecânico que o ligamento exerce na estabilidade do joelho, ele é o responsável pela translação tibial anterior sobre o fêmur. Grood et al (1981), explanam que o LCA proporciona 85% da força de contenção ligamentar para a gaveta anterior com 30° e 90° de flexão. A ruptura total deste ligamento causa instabilidade crônica da articulação, nestes casos faz-se necessário a intervenção cirúrgica com reconstrução do ligamento, evitando outras complicações, como lesão meniscal, degeneração articular e osteoartrose precoce.
A projeção anterior da tíbia em relação ao fêmur é o principal causador da lesão do ligamento, mecanismo este em que a tíbia se move para anterior em relação ao fêmur. Outros tipos de trauma também podem levar as lesões do cruzado anterior, principalmente durante a prática esportiva. (Telini, Mello e Amaral, 2007).

Relacionados