V rtebras T picas

376 palavras 2 páginas
Universidade de Brasília – UnB Faculdade de Ceilândia – FCE

Vértebras Típicas

Das células aos sistemas I (CSI) , Turma A, Professora Doutra Elaine Cristina, Jhon Willatan Saraiva Siqueira, 15/0012853

12 de junho de 2015, Brasília/ DF

Vértebras Típicas
A coluna vertebral é constituída de trinta e três peças chamadas vértebras, as quais estão colocadas uma sobre as outras no sentindo longitudinal, de modo a formar um conjunto que se estende pela nuca, tórax, abdome e pelve.
Os ossos vertebrais que compõem a coluna vertebral são divididos em cinco regiões, Cervical (contendo sete vértebras), Torácica (contendo doze vértebras), Lombar (contendo cinco vértebras), Sacral (contendo cinco vértebras) e Coaxial (contendo três ou quatro vértebras).
O espôndilo tem características anatômicas diferentes uns dos outros, o que o difere em ele ser cervical ou torácico, por exemplo. Segue em anexo algumas dessas diferenciações anatômicas.
Vértebras Cervicais: A primeira (Atlas) e segunda (Áxis) vértebra possuem características individuais, as cinco demais são anatomicamente iguais.

Atlas, Vista Superior:

Atlas, Vista Inferior:

Áxis, vista Anterior:

Áxis, vista Posterior:

C3-C7:

Vértebras Torácicas: O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo.
Vista superior.

Vista Lateral.

Vértebras Lombares: O processo espinhal não é bifurcado, e estão em posição horizontal. Os corpos vertebrais são maiores. Vértebras Sacrais: O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para ci,a e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª vértebra lombar e inferiormente com o cóccix.
Vista Anterior. Vista Posterior.

Vista Lateral.

Vértebras Coccigeas: As quatro vértebras que compõem o cóccix estão soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores. As vértebras

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas