V grupo de cations

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO:
Os cátions do grupo V não reagem com HCl, H2S e (NH4)2S. A separação destes cátions a partir dos grupos anteriores, normalmente é realizada por meio da precipitaçãodestes como carbonatos em meio amoniacal. O reagente do grupo é uma solução de carbonato de amônio [(NH4)2CO3] na presença de quantidades moderadas de amônia ou íons amônio ousolução de carbonato de sódio (Na2CO3) na presença de um sal de amônio (cloreto ou nitrato de amônio).
O cálcio é o mais abundante dos elementos do grupo II A da tabela periódica.Seus sais normalmente são pós brancos e formam soluções incolores, a menos que o ânion ligado ao íon Ca2+ seja colorido.
Os ensaios de chama de sais de cálcio produzem uma chama decoloração vermelho - tijolo.
O bário é o mais pesado de todos os quatro elementos que compõem o grupo IV de cátions, sendo que seus sais são muito tóxicos.
Nos ensaios de chamaos sais de bário apresentam chama de coloração verde.
Devido a sua posição na tabela periódica, o estrôncio possui propriedades intermediárias entre as apresentadas pelo cálcio epelo bário. A identificação de estrôncio também pode ser feita via ensaio de chama sendo que, nesse caso, obtém-se uma coloração vermelho - carmim.

2-OBJETIVO:
Separar eidentificar os cátions dos grupos v
3- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- VIDRARIAS:
Becker, Pipeta volumétrica, Suporte Universal, tripé, tubo de ensaio, Papel de tornassol vermelho; Bico deBusen, filtro, Funil, fósforo, bastão de vidro, capsula de porcelana
3.2- REAGENTES
Cloreto de amônio, hidróxido de amônio, água deionizada, solução mãe, cromato de amônio,sulfato de amônio.

3.3- PROCEDIMENTO

4- RESULTADOS E DISCUÇÕES:

5- CONCLUSÃO:

6- REFERENCIAS:
VOGEL,A. I. Química Analítica Qualitativa. 5 ed. São Paulo: mestre jou, 1981
tracking img