V de gowin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conclusões:
Esta experiência procedeu sem qualquer tipo de problemas e foi então possível concretizar com sucesso a extracção e visualização do DNA, tal como era inicialmente pretendido. Foi tambémpossível concluir que este material genético é pouco solúvel e pouco denso, pois não se dissolveu no meio alcoólico e ascendeu neste mesmo meio. Podemos ainda concluir que apesar do DNA dos seresvivos ser uma molécula bastante extensa, encontra-se comprimida e as suas dimensões são reduzidas (numa perspectiva a olho nu), tal como foi estudado nas aulas da disciplina de Biologia/Geologia.
Comoextrair e visualizar moléculas
de DNA?

Princípios:
A célula é a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos, bem como de reprodução, desenvolvimento e hereditariedade. Como tal, cadaorganismo é constituído por células e herda da geração anterior um programa genético que está presente nas moléculas de DNA. O DNA é a molécula responsável por toda a actividade celular, tem comomonómeros os ácidos nucleicos e é constituído por nucleótidos, sendo que estes são constituídos por uma pentose, a desoxirribose, um grupo fosfato e uma base azotada, a Timina, Adenina, Guanina ou Citosina.Estas moléculas de DNA estão armazenadas no núcleo das células, sendo por esta razão que nesta actividade experimental é necessário utilizar materiais e técnicas como trituração que permite destruir asparedes celulares e filtração que possibilita a retenção de constituintes maiores e permite a passagem do DNA. Utiliza-se detergente pois este ajuda a dissolver a bicamada lipídica que constitui amembrana plasmática, álcool pois o DNA não se dissolve neste meio e sal pois este neutraliza as histonas (proteínas) e o DNA e agrega as moléculas deste, tornando-o mais visível.

Teoria: TeoriaCelular.

Descrição dos resultados:
Com a finalidade de extrair e visualizar as moléculas de DNA, o material biológico (quivi) foi sujeito a trituração, de forma a destruir as paredes celulares e...
tracking img